Conselho Gestor do Fust tem primeira reunião

Conselho gestor do FUST aprovou calendário para próximos encontros. Presidência destacou inclusão digital entre prioridades do colegiado.
Após 20 anos desde criação, Fust tem primeira reunião de conselheiros
Primeira reunião do Comitê Gestor do Fust. (Crédito: Zack/MCOM)

O Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) realizou, nesta segunda-feira, 6, a sua primeira reunião ordinária. Os membros aprovaram regimento interno e calendário para novas deliberações.

O fundo, criado há 20 anos, passou a prever um colegiado desde sua reformulação, em 2020. A composição do grupo, no entanto, só foi concluída em maio deste ano. O objetivo é aprovar as políticas, as normas, as diretrizes e as prioridades de aplicação de recursos do fundo.

Neste primeiro encontro, a Secretária-Executiva do Ministério das Comunicações (MCom), Estella Dantas, que preside o Conselho, lembrou que a levar internet às escolas é uma das prioridades.

“Já temos aprovados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) os objetivos estratégicos do Fust: o primeiro deles é justamente conectar as escolas públicas, especialmente as da zona rural. E isso é um ponto que vem convergir com as maiores necessidades que a gente tem no momento”, disse Dantas.

Primeiras decisões

Entre as deliberações nesta segunda está a criação de um grupo de trabalho (GT) dedicado a propor soluções para a conectividade de escolas públicas brasileiras. De acordo com o Ministério das Comunicações, o GT deve definir seu próprio cronograma de trabalho “em breve”.

As próximas reuniões ficaram previstas para 8 de agosto e 10 de outubro.

Composição

Ao centro, Secretária-Executiva do Ministério das Comunicações (MCom), Estella Dantas, em reunião do Comitê Gestor do Fust
Ao centro, Secretária-Executiva do Ministério das Comunicações (MCom), Estella Dantas, em reunião do Comitê Gestor do Fust (Crédito: Zack/MCOM)

O Conselho Gestor do fundo para é formado por 12 membros, entre representantes do governo federal, das prestadoras de serviços de telecomunicações e da sociedade civil. Veja a lista abaixo:

. Ministério das Comunicações
Maria Estella Dantas Antonichelli (presidente)

. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
José Gustavo Sampaio Gontijo

. Ministério da Economia
Edson Silveira Sobrinho

. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Cleber Oliveira Soares

. Ministério da Educação
Mauro Luiz Rabelo

. Ministério da Saúde
Merched Cheheb de Oliveira

. Agência Nacional de Telecomunicações
Nilo Pasquali

Representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações
. Erich Matos Rodrigues
. Marcos Adolfo Ribeiro Ferrari

Representantes da sociedade civil
. Fábio Ricardo Jung Tran
. Guido Lemos de Souza Filho
. Matheus Ferreira Pinto da Silva

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10697