Conexão Brasil-África: restam apenas inscrições online
Na próxima semana, acontece a Conferência Conexão Brasil-África – Parceria e Novos Investimentos em Internet nos Países de Língua Portuguesa. No formato híbrido o evento será nos dias 23 e 24 de abril, presencialmente em Brasília, com transmissão pela internet. Ainda dá tempo de participar, mas restam apenas inscrições online.
Na Conferência, operadores de telecomunicações, provedores de internet, reguladores setoriais, agências de fomento, indústria de tecnologia digital, governo, produtores de conteúdo e de soluções para internet terão a oportunidade de se aproximar para a troca de experiências entre o Brasil e os seis países africanos de língua portuguesa que integram a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP), sendo eles Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe.
A partir disso, a Conferência espera estimular a construção de um diálogo e o avanço do acesso à banda larga nesses países, com a análise das oportunidades dos investidores brasileiros.
Presenças confirmadas
Autoridades brasileiras para o setor de Tecnologia e Comunicações, de empresas e reguladores de países africanos confirmaram presença.
Entre as autoridades brasileiras, a Conferência contará com as participações do ministro das Comunicações brasileiro, Juscelino Filho; do presidente da Anatel, Carlos Baigorri; do conselheiro Artur Coimbra e presidente da Arctel-CPLP; do diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko; de Henrique Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; de Marcos Toscano, diretor de transformação digital do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Carlos Azen, chefe do Departamento de Telecom, TI e Economia Criativa do BNDES.
Já entre os reguladores de países da África estarão presentes Cheikh Amadú Bamba Koté, da Autoridade Regulatória Nacional de Guiné-Bissau – ARN-TIC; e Sesneica Fernandes Leal, da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe – AGER.
Importante para o debate, o setor empresarial estará representado por Flávio Rossini, diretor de assuntos corporativos da Vero; José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; Rudinei Gerhart, da Tá Telecom; Mauricélio Oliveira, presidente da Abrint; Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital; Atílio Rulli, VP de relações pública para a América Latina da Huawei; Ronaldo Barrozo, da Cleartech, Luiz Henrique Barbosa da Silva, da Telcomp; Frederico de Siqueira Filho, da Telebras; Aníbal Diniz e Rodrigo Schuchda, Associação NEO; Cristiano Santana, da Zaaz Telecom; Gustavo Stock, da Brasil Tecpar; Marcelo Siena, da ISuper Telecom.
Também participam institutos de pesquisa tecnológica, com as presenças de Alberto Paradisi, diretor do CPQD; Carlos Augusto Rocha, pró-diretor de desenvolvimento de tecnologias e inovação do Inatel; Cibele Renée Sinhorini, do Instituto Eldorado; Perpétua Almeida, pela ABDI; e Renata dos Anjos, do SiDi; além de Juarez Quadros, pela Fitec, e que também vai lançar livro no evento.
Programação
O primeiro dia da Conferência terá dois painéis, um sobre “A expansão da internet brasileira pelas mãos das pequenas operadoras”, e outro sobre “O desenvolvimento da indústria local de TIC”. Além disso, o público poderá acontecer dois Key Notes também no primeiro dia, que tratará da “A expansão dos PTTs e ações do NIC.br” e da “Segurança em Chamadas, Combate a Fraudes e Dados Patrocinados”.
O dia reserva ainda um momento para o lançamento do livro “Artigos, Análises e tutoriais de Telecomunicações 2”, do ex-presidente da Anatel, Juarez Quadros do Nascimento. A publicação será distribuída gratuitamente aos presentes.
No segundo dia, temas como os planos de investimentos dos ISPs, as políticas para a expansão dos serviços de telecomunicações e a lei de informática e seus impactos estarão em destaque.
As inscrições para acompanhar o Conexão Brasil-África online podem ser feitas aqui.