Conexão Brasil-África: evento debate parcerias pelo avanço tecnológico dos dois lados do Atlântico

Conexão Brasil-África acontece dias 23 e 24 de abril, em Brasília, com formato híbrido. Há presenças confirmadas das autoridades brasileiras para o setor de Tecnologia e Comunicações, de empresas e reguladores de países africanos. Conferência debate parcerias e cases. Inscrições estão abertas.

Conexão Brasil Africa

Acontece nos dias 23 e 24 de abril a Conferência Conexão Brasil-África – Parceria e Novos Investimentos em Internet nos Países de Língua Portuguesa. Híbrido, o evento será feito presencialmente em Brasília, com transmissão pela internet.

A Conferência tem o objetivo de aproximar operadores de telecomunicações, provedores de internet, reguladores setoriais, agências de fomento, indústria de tecnologia digital, governo, produtores de conteúdo e de soluções para internet para a construção de um diálogo e troca de experiências entre o Brasil e os seis países africanos de língua portuguesa que integram a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP). Com isso, estimular o avanço do acesso à banda larga fixa nesses países irmãos, com a análise das oportunidades dos investidores brasileiros.

Entre os temas em debate estão a expansão da banda larga nos países africanos de língua portuguesa e no Brasil; o papel das pequenas operadoras; o desenvolvimento da indústria de TIC e como financiá-la; a ação dos reguladores para promover o avanço tecnológico; os planos de empresas locais que buscam o mercado internacional; e como a empresas e institutos tem se beneficiado de incentivos como a Lei de Informática.

Estão confirmadas as participações do ministro das Comunicações brasileiro, Juscelino Filho; do presidente da Anatel, Carlos Baigorri; do conselheiro Artur Coimbra e presidente da Arctel-CPLP; do diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko; de Henrique Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; de Marcos Toscano, diretor de transformação digital do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Carlos Azen, chefe do Departamento de Telecom, TI e Economia Criativa do BNDES, entre outras autoridades brasileiras.

Pelo setor empresarial, estarão presentes Flávio Rossini, diretor de assuntos corporativos da Vero; José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; Rudinei Gerhart, da Tá Telecom; Mauricélio Oliveira, presidente da Abrint; Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital; Atílio Rulli, VP de relações pública para a América Latina da Huawei; Ronaldo Barrozo, da Cleartech, Luiz Henrique Barbosa da Silva, da Telcomp; Frederico de Siqueira Filho, da Telebras; Aníbal Diniz e Rodrigo Schuchda, Associação NEO; Cristiano Santana, da Zaaz Telecom; Gustavo Stock, da Brasil Tecpar; Marcelo Siena, da ISuper Telecom.

Também participam institutos de pesquisa tecnológica, representados por Alberto Paradisi, diretor do CPQD; Carlos Augusto Rocha, pró-diretor de desenvolvimento de tecnologias e inovação do Inatel; Cibele Renée Sinhorini, do Instituto Eldorado; Perpétua Almeida, pela ABDI; e Renata dos Anjos, do SiDi; além de Juarez Quadros, pela Fitec, e que também vai lançar livro no evento.

Entre os reguladores de países da África estarão presentes Cheikh Amadú Bamba Koté, da Autoridade Regulatória Nacional de Guiné-Bissau – ARN-TIC; e Sesneica Fernandes Leal, da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe – AGER.

Para participar online é necessário realizar inscrição pela página do evento na plataforma Sympla.

Clique aqui para se inscrever.

Agenda

Conexão Brasil-África
Quando: 23 e 24 de Abril
Horário: 8h às 18h
Local: B Hotel Brasília – SHN Qd. 5 Lote L, Bloco J Asa Norte – CEP 70.705-100 – Brasília/DF
Inscrições para participação presencial aqui
Inscrições para participação online aqui
Programação completa aqui

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589