ConectarAGRO fecha parceria com AgNest para promover conectividade no campo
A ConectarAGRO fechou uma parceria com o AgNest, laboratório de inovação para o setor agrário, com o objetivo de avançar no processo de expansão da conectividade e transformação digital do campo. O contrato foi assinado na sexta-feira passada, 27.
O AgNest é uma iniciativa da Embrapa e opera sob o conceito de “farm lab”, oferecendo um ambiente dinâmico para a realização de provas de conceito, cocriação e validação de tecnologias agrícolas de maneira integrada e colaborativa.
As atividades de experimentação e testes são estruturadas em oito verticais: Inteligência Artificial (IA); Internet das Coisas (IoT); robótica e automação; software para suporte e tomada de decisão; sistemas de produção sustentáveis; bioinsumos; sensoriamento remoto; e manejo integrado de pragas e doenças.
“O AgNest se posiciona como um player que pavimenta o futuro da agricultura, atuando em verticais que sustentam sua missão de viabilizar, de forma holística, a agricultura digital e sustentável”, diz Paula Packer, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente e Presidente do Conselho Gestor do AgNest, em nota.
Colaboração prática
Em comunicado, a ConectarAGRO informou que a parceria com o AgNest envolve compromissos focados na inovação e na disseminação de tecnologias no campo, com destaque para realização de treinamentos, workshops e palestras gratuitas. O laboratório de inovação também atuará como centro de avaliação tecnológica para soluções de conectividade rural.
Segundo a ConectarAGRO, a colaboração impulsionará a adoção de soluções digitais pelo produtor rural, além de avançar na criação de um ecossistema agrícola mais tecnológico e sustentável.
“Esta parceria marca um passo importante na nossa missão de levar conectividade e inovação ao campo. Ao unir a expertise da ConectarAGRO com o know-how tecnológico do AgNest, estamos fortalecendo o ecossistema agrícola e abrindo novas oportunidades para que o agronegócio brasileiro se torne ainda mais competitivo e produtivo, aderindo às ferramentas digitais”, afirma Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO.