Concurso da Anatel: Edital sai em janeiro e Cebraspe será a banca

O concurso prevê o preenchimento de 50 vagas no cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, carreira de nível superior.
Foto: Anatel/Divulgação
6º Concurso público da Anatel ocorre dez anos após o último, em 2014| Foto: Anatel/Divulgação

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira, 20, que a Cebraspe será a banca examinadora do concurso público da autarquia. Já o edital, está previsto para janeiro de 2024.

O concurso da Anatel prevê o preenchimento de 50 vagas no cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, carreira de nível superior, com salário de R$ 16,4 mil.

O último certame da Agência ocorreu em 2014. O próximo será o 6º. A autorização foi publicada em julho de 2023. O contrato com a Cebraspe foi assinado nesta quarta e a comissão organizadora já está andamento ao edital de abertura.

Ainda de acordo com a Anatel, o edital vai divulgar seis especialidades, com reserva de vagas destinadas para candidatos com deficiência e para candidatos negros, conforme legislação vigente.

Fases do 6º concurso da Anatel

O concurso da Anatel terá três fases. As datas serão detalhadas em janeiro, quando o edital de abertura deve ser publicado. As etapas previstas são:

  • Provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, a serem realizadas no mesmo dia e no mesmo turno, nas 26 capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal.
  • Análise de títulos, de caráter apenas classificatório.
  • Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizado em Brasília/DF.

Déficit

A Anatel tem um quadro pessoal previsto de 1.690 servidores. No entanto, até julho deste ano, contava com 1.286 cargos efetivos ocupados.

De acordo com a própria agência reguladora, as solicitações feitas ao Poder Executivo para a realização um novo concurso vêm sendo reiteradas desde 2018. Em 2023 foi encaminhado novo pedido com o número de vagas atualizado.

As 50 vagas previstas para o concurso público compreende o total autorizado pelo governo. O número corresponde a apenas 12%  dos cargos vagos que a autarquia tem.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11019