Claro vence prêmio de acessibilidade da Anatel pelo segundo ano seguido

Vivo ficou em segundo lugar; ativa desde 2019, premiação leva em conta quatro indicadores e avalia as melhores práticas de atendimento às pessoas com deficiência
Claro vence prêmio de acessibilidade da Anatel
Prêmio da Anatel reconhece a Claro como melhor tele em acessibilidade (crédito: Freepik)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, nesta segunda-feira, 3, o resultado da edição de 2023 do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações. A Claro, pelo segundo ano consecutivo, foi condecorada com a premiação.

Promovido pela agência reguladora desde 2019, o prêmio busca reconhecer, entre as grandes prestadoras de serviços de telecomunicações, as que implementam as melhores práticas de atendimento às pessoas com deficiência, tanto nos ambientes físicos como nos virtuais. A premiação também tem a intenção de incentivar, divulgar e assegurar os direitos de acessibilidade ao consumidor.

Pelos critérios de avaliação, a Vivo ficou em segundo lugar. Em seguida, aparecem TIM, Sky e Oi. Com a distinção deste ano, a Claro ganhou três das cinco edições do prêmio (2023, 2022 e 2020). Em 2019 e 2021, a TIM ficou com o primeiro lugar.

A honraria é concedida levando em conta os resultados do ranking de acessibilidade elaborado pela agência reguladora, o qual consta no Regulamento Geral de Acessibilidade da Anatel (Resolução 667/2016).

O ranking é construído em cima de quatro indicadores: Acessibilidade na Página da Internet (API); eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA); atendimento especializado nos setores de atendimento no estabelecimento (ASA); e ações voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).

Confira, a seguir, a classificação das empresas em cada um dos indicadores.

• AVI: Claro (1º), Vivo (2º), TIM (3º), Sky (4º) e Oi (5º)
• ERA: Vivo (1º), Oi (2º), Claro (3º), TIM (4º) e Sky (5º)
• API: Sky (1º), TIM (2º), Claro (3º), Vivo (4º) e Oi (5º)
• ASA: Claro e TIM (1º), Vivo (2º), Sky (3º) e Oi (4º)

A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 12 de abril, às 10h horas, no auditório Nelson Mitsuo Takayanagi, no segundo andar do bloco E do complexo-sede da Anatel, em Brasília.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10575