Com expansão no móvel, Claro tem alta de 11% do EBITDA no 2º tri

A Claro reportou lucro antes de impostos, juros e amortizações de R$ 5,33 bilhões no segundo trimestre. As receitas subiram 6,7% e passaram de R$ 12 bilhões.

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A Claro Participações encerrou o segundo trimestre de 2024 com alta de 11,24% no EBITDA, o lucro antes de impostos, depreciações, juros e amortizações, em relação à mesma época de 2023. Com isso, a cifra alcançou R$ 5,33 bilhões. As receitas do grupo somaram R$ 12,1 bilhões no período, uma alta 6,7%.

Segundo a companhia informou ao mercado nesta terça-feira, 16, houve crescimento de 9,1% na receita móvel. A unidade celular, comandada por Paulo Cesar Teixeira, faturou R$ 6,45 bilhões no segundo trimestre. É a principal área de vendas da Claro no país.

O crescimento ali se deu por uma conjunção de diversos fatores, incluindo liderança na portabilidade, aumento da base de pós-pago, incremento do ARPU, dentre outros, explica a companhia.

Celular

A Claro encerrou o trimestre com um total de 88,3 milhões de clientes móveis, com acréscimo líquido de 600 mil linhas portadas nos últimos doze meses. Como resultado, cresceu 0,77 p.p. em market share.

No pós-pago, terminou o trimestre com 52,9 milhões de linhas ativas, crescimento de 9,1% na comparação anual. Adicionou 4,4 milhões de clientes nos últimos doze meses. Estes atingiram a marca de 60% da base total (+2,0 p.p na comparação anual), impulsionados pelas portabilidades de linhas e aceleração das migrações de clientes pré-pagos para os serviços de receita recorrente.

A Claro segue crescendo em participação de mercado do pós-pago (excluindo M2M), ganhando 0,49 p.p. nos últimos doze meses e atingindo 34,5% em maio de 2024.

A base pré-pago atingiu 35,4 milhões no trimestre, adicionando 1,24 p.p. em participação de mercado nos últimos 12 meses, atingindo 33,2% em maio de 2024. A companhia destaca o melhor desempenho dos canais digitais e também a participação de 84% dos clientes em planos mensais.

O Claro flex, plataforma móvel 100% digital, atingiu um crescimento de base de 69,7% em comparação ao ano anterior, “consolidando-se como importante instrumento de transformação digital e de aumento da base de pós-pago, por meio de novas vendas e migração de clientes pré-pagos”, informa.

No trimestre, a tele lançou um novo serviço de jogos chamado Claro Gaming GeForce Now, streaming na nuvem que se conecta às principais lojas digitais de games, com vários títulos e em qualquer dispositivo.O serviço está disponível nos planos pós-pago e banda larga fixa.

Serviços residenciais

As receitas fixas também cresceram, embora em menor proporção: alta de 2,5% na comparação ano a ano, somando R$ 5,6 bilhões. Foi puxada pela banda larga residencial, que registrou expansão de 8,4%, “resultado do aumento da base de assinantes, incremento do ARPU, dentre outros”.

A Claro registrou, pelo sétimo trimestre consecutivo, crescimento da sua base de assinantes de banda larga fixa, com 62 mil adições líquidas. E segue à frente do mercado de banda larga no Brasil, com 20,4% de participação de  mercado em maio de 2024. No segmento de “ultra-high speeds” (a partir de 500 Mbps), tem 28,1% em participação de mercado em maio de 2024, e adicionou 2,2 milhões de clientes no ano.

Considerando todas as tecnologias, a Claro está presente em 512 municípios e 41,8 milhões de Homes Passed (HPs).

Em TV por assinatura, a Claro segue líder, com 43,2% de participação de mercado em maio de 2024. A plataforma de Video On Demand (VOD) realizou mais de 170 milhões de streamings no 2T24.

A base de clientes com a oferta convergente da Claro, que combina serviços residenciais e móveis, cresceu 7% em relação ao ano anterior, e segue sendo prioridade da companhia para fidelização da base e aceleração do crescimento da receita, diz.

Embratel

No segmento corporativo, a Embratel manteve no segundo trimestre o ritmo consistente e contínuo de crescimento de sua receita na comparação anual, com destaque nas Plataformas de TI e Mobilidade, impulsionadas pelos principais pilares: Cloud (+152,5%), Segurança (+27,1%), Pós-Pago (+20,2%) e M2M/IOT (+4,7%).

“Seguimos com nossa estratégia de crescimento em Soluções Digitais, com ofertas MultiCloud para gestão de ambientes híbridos com modelos de fornecimento e implementação flexíveis, simples, rápidos e seguros. O objetivo dessa estratégia é ampliar a infraestrutura digital de clientes e intensificar a cultura de inovação para empresas de todos os tamanhos”, informa no comunicado ao mercado.

Por fim, a empresa lamentou as chuvas que arrasaram o Rio Grande do Sul em maio. Diz que “vem monitorando continuamente esta trágica situação, prestando o suporte necessário aos colaboradores, clientes, fornecedores e stakeholders em geral, e adotando as ações necessárias para minimizar os impactos nos negócios e nos resultados”.

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Rafael Bucco

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