Claro continua com 4G mais rápido, e TIM, com o mais disponível

Novo relatório da Opensignal indica melhora na banda larga móvel brasileira
Abstract speed motion of fiber optics technology, vector illustration

A consultoria Opensignal divulgou hoje, 25, seu novo relatório sobre o estado da banda larga móvel m 4G no país. Os dados apontam para a Clara como operadora com conexões mais rápidas, e para a TIM como a operadora em que os clientes conseguem passar mais tempo usando uma rede LTE.

Em termos de velocidade de download, a Claro tem média de 19,8 Mbps de velocidade, contra 14,2 da segunda colocada, a Vivo. A TIM e a Oi cresceram em relação à pesquisa anterior, mas seguem longe da liderança, com 11,6 Mbps e 8,6 Mbps respectivamente.

No quesito velocidade de upload, a Claro também domina, com 6,4 Mbps. Vivo e TIM demonstraram melhora em relação ao último levantamento, mas ainda não conseguiram se aproximar da qualidade da concorrente.

O relatório da Opensignal aponta que o brasileiro tem tido uma experiência de vídeo cada vez melhor. A Claro permanece como a única operadora com Boa Qualidade de Vídeo (55 a 65 pontos em uma escala de 100). A TIM e a Vivo, porém, impulsionaram a experiência de vídeo de seus usuários e estão muito próximas de alcançar a marca dos 55 pontos.

A TIM manteve sua liderança em relação às concorrentes quanto à disponibilidade do 4G. Ultrapassou pela primeira vez a marca dos 80% de disponibilidade de sinal. Além disso, a operadora italiana também tem vantagem na latência, ou seja, possui menos delay em transmissões ao vivo de vídeo e áudio.

A Opensignal analisou a experiência de rede para clientes das principais operadoras do país (TIM, Claro, Vivo, Oi e Nextel). Para este relatório, a empresa coletou e analisou mais de 8 bilhões de medições obtidas de mais de 999.385 dispositivos usando o app da Opensignal no Brasil durante um período de três meses – de 1º a 29 de março. As métricas utilizadas foram: Disponibilidade 4G, Experiência de Vídeo, Experiência de Velocidade de Download e Upload e Latência.

Análise regional

A consultoria também avaliou dados locais das 24 maiores cidades do Brasil. A TIM leva a melhor em disponibilidade de 4G nas cinco maiores cidades do país: São Paulo (90%), Rio de Janeiro (88,9%), Brasília (90,7%), Salvador (88,6%) e Fortaleza (90,4%).

Em experiência de vídeo, a disputa é apertada nas cidades mais populosas do país. A Claro tem vantagem em São Paulo e Rio. Em Salvador, tem empate técnico com a Vivo, que leva a melhor em Fortaleza. Em Brasília, o usuário da TIM tem a melhor qualidade de vídeos no 4G.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11016