Cisco vai pagar US$ 28 bilhões pela empresa de segurança Splunk
A Cisco informou hoje, 21, que vai comprar a empresa de segurança cibernética Splunk por US$ 28 bilhões. O objetivo da aquisição é acrescentar mais recursos aos produtos da fabricante e entregar mais soluções de segurança baseadas em inteligência artificial.
Segundo as empresas, com a união, será possível desenvolver ferramentas mais completa de detecção e resposta a ataques, previsão de ameaças e prevenção. Juntas, vão fornecer serviços mais seguros de análise de dados e cobertura de dispositivos corporativos que se conectam com diferentes nuvens.
O presidente da Splunk, Gary Steel, se tornará funcionário Cisco e vai responder diretamente ao CEO Chuck Robbins.
Segundo a Cisco, a incorporação dará resultado positivo já no primeiro ano após o fechamento, elevando o fluxo de caixa. A partir do segundo ano, já vai incrementar os dividendos pagos a acionistas. A expectativa é que também eleve a margem bruta da companhia. A empresa diz que o negócio também levará a aumento dos investimentos em inovação.
Tanto o conselho de administração da Splunk, quanto da Cisco, aprovaram a fusão. Os acionistas das Splunk ainda precisam aprovar a transação. Vale lembrar que o negócio ainda passará pelo escrutínio dos reguladores locais. Por isso, a previsão é de que o negócio só seja finalizado no terceiro trimestre de 2024.