Cirion conclui reparo de cabo submarino que conecta a Venezuela
Operação restabeleceu a conectividade internacional do sistema.
A Cirion Technologies concluiu a operação de reparo do cabo submarino que conecta a Venezuela, afetado pelo deslocamento do terreno provocado pelos terremotos registrados em 24 de junho. Segundo a companhia, a operação foi concluída em 29 dias e permitiu restabelecer a conectividade internacional provida pelo sistema.
O cabo submarino operava há 20 anos com índice de disponibilidade superior a 99,999% e encontrava-se em conformidade com suas especificações originais de projeto no momento do terremoto.

Conectividade parcialmente mantida durante a operação
Em menos de 48 horas após a ocorrência, as equipes locais da empresa restabeleceram o anel de conectividade de Caracas com o apoio de parceiros internacionais. Com isso, hospitais, instituições financeiras e serviços de alimentação tiveram a conexão restabelecida em poucas horas. Rotas internacionais alternativas permitiram manter mais de 60% dos clientes operacionais desde os primeiros dias da contingência.
A operação de reparo contou com a mobilização do navio Wave Sentinel, especializado em manutenção de cabos submarinos. A Cirion é integrante da Atlantic Cable Maintenance & Repair Agreement (ACMA), cooperativa internacional responsável pela manutenção e pelo reparo de sistemas submarinos de telecomunicações.

Existem menos de 50 navios especializados em reparo de cabos submarinos em operação no mundo. Foram necessárias 15 autorizações governamentais para a execução da operação, obtidas em 14 dias com o apoio da Comissão Nacional de Telecomunicações da Venezuela (CONATEL) e de outras autoridades do país.
Terremotos estão entre as menores causas de falhas em cabos submarinos
Dados do International Cable Protection Committee (ICPC), citados pela Cirion, indicam que 86% das rupturas de cabos submarinos no mundo são provocadas por atividades pesqueiras e âncoras de embarcações. Eventos geológicos, como terremotos e deslizamentos submarinos, representam entre 7% e 14% dos casos. O cabo que conecta a Venezuela foi afetado pelo deslocamento do terreno submarino causado pelos terremotos registrados em junho.
A Cirion Technologies opera mais de 105 mil quilômetros de fibra óptica na América Latina, além de 18 landing stations e seis sistemas internacionais de cabos submarinos conectando 17 países.
A infraestrutura integra a rede regional herdada da Level 3, atualmente operada pela companhia, conectada ao Sistema Autônomo AS3356, utilizado para a interconexão com provedores de nuvem, plataformas de conteúdo e operadoras internacionais.




