Chip para 450 MHz da Qualcomm virá com VoLTE

O chip que antes estava projetado apenas para a comunicação de dados, terá também capacidade para a voz, diz Francisco Soares.

O Snapgradon MDM SNP 9205 da Qualcomm – chip para a banda larga móvel – que irá captar também a tecnologia LTE (Long Term Evolution) na frequência de 450 MHz terá mais funções do que o inicialmente planejado, informou hoje, 19, Francisco Soares, diretor senior para Assuntos Governamentais da fabricante, em seminário na Anatel.

Conforme o executivo, o lançamento do semicondutor, previsto para o final deste ano, ocorrerá no primeiro semestre de 2019 e permitirá que os celulares que o usarem ofereçam o serviço de VoLTE(Voz sobre LTE), e não apenas o serviço de comunicação de dados.

A Qualcomm, segundo Soares, embora elogie a iniciativa da Anatel de querer mudar as regras para os limites de ocupação de frequências, entende, na verdade, que não deveria mais haver”tetos” de espectro para as operadoras de telecom, visto que este parâmetro não é mais a melhor opção para tratar da concentração de mercado.

Ele observou que a Coreia do Sul acabou de promover o leilão de venda de espectro de 3,5 GHz e de 28 GHz (que no Brasil está destinado ao serviço de satélite) para 5G.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10673