CCT do Senado vai avaliar Funttel e FNDCT

Os dois fundos arrecadam por ano mais de R$ 5 bilhões, mas parte expressiva não é aplicada

Os fundos de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico serão avaliados pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) durante o ano de 2016. O requerimento que elege essa política pública para a avaliação da CCT foi aprovado nesta terça-feira (29) pelo colegiado.

O autor do requerimento, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), justificou a escolha pela preocupação de que a arrecadação dos fundos que incentivam o desenvolvimento científico e tecnológico não está sendo aplicada efetivamente na área. Atualmente são dois fundos destinados ao desenvolvimento científico e tecnológico: o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL).

“Os citados fundos têm arrecadado anualmente quase R$ 5,1 bilhões. Entretanto, parte expressiva desses recursos não tem sido efetivamente aplicada, prejudicando o potencial dessa relevante política”, afirmou Aloysio no requerimento.

Os senadores atuam na avaliação de políticas públicas no país desde 2013, quando foi aprovada a Resolução 44, determinando que cada comissão avlie anualmente, dentro de sua área de competência, acompanhando a atuação do Poder Executivo. ( com agência Senado)

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122