Capdeville vai comandar a expansão da rede da TIM Itália
O atual CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, está de malas prontas para a Itália. Vai assumir, depois que ultrapassar a fase das licenças e vistos de trabalho, o mesmo cargo na matriz. Esta será a primeira vez que um brasileiro assume posição de tanta exigência técnica em uma operadora europeia. Em uma simbiose perfeita, vale lembrar que o atual presidente-executivo da TIM Itália, Pietro Labriola, embora italiano, foi guindado à direção máxima depois de ter presidido a operadora brasileira.
No Brasil, a vaga de Capdeville será ocupada por dois executivos. Marco di Constanzo, que atua no Brasil há vários anos, assume como CTO (Chief Technology Officer) e Auana Mattar responderá como Chief Information Officer (CIO).
O representante brasileiro deixa o país com o sentimento de missão cumprida. Afinal, a TIM acaba de concluir a cobertura do 4G em todos os 5.568 municípios brasileiros. Um entusiasta da tecnologia 5G, antes do leilão da Anatel, Capdeville já defendia a ideia de o Brasil adotar logo de entrada o padrão Stand Alone para a tecnologia 5G, o que acabou acontecendo.
Em entrevista ao Tele.Síntese, em 2021, o executivo já afirmava: Standalone é o futuro. Nós, como TIM, já decidimos que vamos para o standalone, porque é o que vai entregar os novos serviços e é à prova de futuro.
Constanzo
Marco di Constanzo estava, desde junho de 2008, como diretor de Mobile Network da TIM Brasil, responsável pela inovação, desenvolvimento e operação da infraestrutura de rede da empresa. O executivo se formou em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Sapienza – Universidade da Roma e já foi CTO da Entel e diretor de rede da Telecom Personal Argentina. Atua no mercado de telecomunicações desde 1996, quando iniciou na Telecom Itália e depois de dois anos veio para a TIM Brasil, atuando como diretor de rede.
Auana
Responsável por liderar a equipe de tecnologia e inovação aplicada da TIM com o objetivo de entregar aos clientes da empresa a melhor experiência. É também responsável por acelerar a evolução e constante transformação da operadora, utilizando as melhores soluções e processos de tecnologia do mercado.