11,5% dos assinantes de TV migraram para o Netflix no último ano

Pesquisa da CVA Solutions mostra, ainda, queda da média de gastos mensais com TV por assinatura e com telefonia fixa no Brasil.

Controle_remoto_TVA consultoria CVA Solutions, especializa em investigar a percepção que o consumidor tem em relação marcas de varejo, publicou a edição de 2016 de sua pesquisa para o mercado brasileiro de TV paga e telefonia fixa nesta segunda-feira, 27. O material afirma que, ao longo do último ano, 11,5% dos assinantes de TV trocaram o serviço das operadoras pelo Netflix.

O número, porém, não coincide com o encolhimento do mercado de TV por assinatura, da ordem de 4,3% nos últimos 12 meses, apurado pela Anatel. A explicação, no caso, seria a capacidade das operadoras de compensar o cancelamento de clientes antigos com a entrada de novos assinantes na base.

O estudo sobre TV por Assinatura da CVA ouviu 4.502 pessoas. A amosta citou Claro TV, CTBC-ALGAR, GVT, NET, Oi, Sky e Vivo TV (TVA ou Telefônica) como os serviços mais comuns. A média de gasto mensal com TV paga caiu de R$ 140, em 2015, para R$139.

Perguntados sobre qual a maneira que costumam assistir a filmes, 32,8% responderam que o fazem pelo Netflix (via internet). E 4,8% dizem que nos próximos seis meses pretendem cancelar sua TV por assinatura e continuar apenas com Netflix.

Em Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) a Sky continua a primeira colocada, seguida por GVT e Claro. Em Força da Marca em TV por Assinatura, também é a Sky é a mais lembrada. Na segunda colocação está a Net, seguida por GVT.

RANKING 2016 – TV POR ASSINATURA
Valor Percebido (custo-benefício percebido): Força da Marca (% da Melhor Operadora – % Pior Operadora):
1º – Sky 1º – Sky
2º – GVT 2º – NET
3º – Claro 3º – GVT
4º – Vivo 4º – Claro
5º – NET 5º – Vivo
6º – Oi 6º – Oi
onte: Pesquisa CVA Solutions 2016

Telefonia Fixa
O estudo para Telefonia Fixa ouviu 4.036 pessoas, que citaram as marcas Claro, CTBC Algar, Embratel, GVT, NET, Oi, TIM e Vivo/Telefonica. A empresa mais citada é a Oi, com 34% da amostra, seguida por NET, Vivo/Telefonica, GVT e demais operadoras. Os gastos mensais com telefone fixo também diminuíram. A média mensal caiu de R$129 para R$ 126.

Em Valor Percebido, a GVT é a primeira colocada, seguida pela Claro, Embratel e CTBC/Algar. A GVT também conquistou a melhor força da marca em telefonia fixa. Na segunda colocação está a Oi seguida pela NET e a Vivo/Telefonica. A GVT também lidera em banda larga fixa.

RANKING 2016 – TV POR ASSINATURA
Valor Percebido (custo-benefício percebido): Força da Marca (% da Melhor Operadora – % Pior Operadora):
1º – GVT 1º – GVT
2º – Claro 2º- Oi
3º – Embratel 3º – NET
4º – CTBC Algar 4º – Vivo
5º – TIM 5º – CTBC Algar
6º – NET 6º – Embratel
7º – Vivo 7º – TIM
8º – Oi 8º – Claro
Fonte: Pesquisa CVA Solutions 2016
Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032