Cade retoma julgamento de joint-venture SBT no dia 11
O conselho Administrativo de Defesa Econômica pautou para o próximo dia 11 de maio a retomada do julgamento do ato de concentração de criação da joint-venture entre a SBT, Record e RedeTV! para a comercialização de pacotes de canais abertos para as operadoras de TV paga
A relatora do processo, conselheira Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, recomendou a rejeição completa da operação, por entender que ela iria majorar os preços dos usuários de TV por assinatura. O conselheiro Alexandre Cordeiro Macedo pediu vistas do processo, e estará apresentando seu voto na próxima semana.
Na visão da conselheira, a criação dessa joint-venture entre as três emissoras de TV aberta traz uma concentração de mercado excessiva – faz com que as três juntas passem a deter 35% do mercado de TV aberta na grade das operadoras de TV paga, e tem uma análise de custo benefício negativa, tendo em vista que vai impactar negativamente o consumidor final de TV por assinatura, ou seja, os 66 milhões que têm hoje a TV paga em suas residências.