Busca por segurança pode revitalizar ligações telefônicas
Perdendo espaço para chamadas de áudio ou vídeo feitas por meio de aplicativos de mensagens, as tradicionais ligações telefônicas não estão com os dias contados como alguns pensam. Pelo contrário, com o uso de novas tecnologias, a busca por aumentar a segurança nas comunicações pode revitalizar o serviço, de acordo com discussões realizadas no Mobile World Congress (MWC) 2024.
Pesquisa apresentada em um painel sobre o futuro do serviço de voz indica que, em razão do crescente número de ligações incômodas e fraudes em todo o mundo, 92% dos consumidores acreditam que chamadas não identificadas são fraudulentas. Com isso, optam por não atender ao telefone, mas ficam receosos de perder uma ligação importante.
Além disso, o uso de Inteligência Artificial (IA) capaz de simular a voz de parentes e amigos para aplicação de golpes – prática recentemente proibida nos Estados Unidos – faz com que usuários fiquem em dúvida sobre a veracidade das ligações.
No entanto, para elevar a confiança das chamadas, algumas empresas estão investindo em soluções que bloqueiam possíveis golpes e atestam que a voz do outro lado da linha é de uma pessoa real.
A Gabb Wireless, por exemplo, disponibiliza smartphones para crianças e adolescentes com aplicativos limitados. O foco dos produtos é reforçar as comunicações por voz e mensagem de texto entre pais e filhos. “O que as famílias querem é mais segurança nas comunicações. As ligações telefônicas são preciosas, elas mantêm as pessoas conectadas”, disse Isaac Jacobson, vice-presidente sênior de produtos da empresa.
No mesmo painel, James Lau, diretor de Produtos da Hiya, provedora de bloqueador de chamadas, destacou que as operadoras estão cientes das fraudes realizadas por meio das linhas telefônicas, o que tem aumentando a procura por serviços de identificação e bloqueio de ligações.
“Estamos desenvolvendo com parceiros uma tecnologia para também detectar e impedir golpes” sinalizou Lau. “Regulações para operadoras e aplicações para melhorar a experiência do cliente podem ajudar [os serviços de voz]”, acrescentou.
New Calling
Durante o congresso, a WIT Software, provedora de RCS, voz e vídeo IP, anunciou uma das primeiras implementações da tecnologia 5G New Calling (5GNC) direcionada ao segmento empresarial – a tecnologia havia sido objeto de debate na edição anterior do evento. A solução tem apoio da GSMA, associação global de operadoras móveis e organizadora do evento em Barcelona.
Em nota, o MWC ressalta que a tecnologia pode restaurar a confiança dos usuários no canal de voz. Isso porque a ferramenta funciona com chamadas verificadas. Na prática, empresas e profissionais precisam solicitar uma conta comercial verificada para uma operadora. Após essa configuração, a plataforma executa um protocolo de verificação para autenticar cada chamada efetuada para dispositivos móveis.
Em smartphones, será possível ver um logotipo comercial verificado, indicando que se trata de uma ligação autêntica.