Britânicos estudam regular Google e Facebook como empresas de mídia

Mudança poderia responsabilizar plataformas pela disseminação de boatos.

shutterstock_Owen Fitzpatrick_radiodifusao_conteudo_antena

O governo do Reino Unido estuda inserir o Google e o Facebook nas mesmas regras válidas para empresas de mídia. A medida, ainda em análise, seria tomada porque essas plataformas avançam sobre a distribuição de conteúdo e já são as principais responsáveis pelo consumo de notícias no país.

Se a mudança legal acontecer, as empresas de tecnologia poderão ser responsabilizadas pela disseminação de notícias falsas, por exemplo. A regulação deve ser publicada junto com um conjunto de normas para balizar o comportamento de empresas e cidadãos na internet.

“Parte desse trabalho é observar o papel, a responsabilidade e o status legal das grandes plataformas de internet”, falou um porta-voz do governo à Reuters. Thereza May, primeira ministra do Reino Unido, se elegeu tendo entre suas promessa a criação de uma lei que proteja usuários, gere oportunidades, mas também obrigações a empresas que exploram o mercado digital. (Com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032