Brasil tem 341,7 milhões de assinaturas em serviços de telecom: queda de 1% no mês
A Anatel revelou nesta semana os dados de junho sobre a quantidade de usuários de serviços de telecom no país. O levantamento mostra que o Brasil tem 341,7 milhões de usuários dos serviços – telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV Paga. O número representa uma queda de 1% sobre o mês anterior, maio.
Todos os serviços perderam clientes em junho, comparando com maio. Dessa forma, os acessos em telefonia móvel caíram para 260,1 milhões (retração de 0,03%). Foi o serviço com melhor desempenho mensal.
Já a telefonia fixa permanece encolhendo forte, e terminou o mês com 23,8 milhões de assinantes (baixa de 2% em apenas 30 dias).
A TV Paga registrava 10,5 milhões de clientes ao final de junho (encolhimento de 1,8% sobre maio).
E a banda larga fixa somava 49,4 milhões de usuários (diminuindo 1,6%).
Cabe lembrar que os números registrados pela Anatel são repassados pelas prestadoras de serviços de telecomunicações. As grandes empresas nacionais são obrigadas a informar seus dados, enquanto as pequenas regionais, não. Isso resulta em distorções e subnotificação, principalmente na banda larga fixa.
Telefonia móvel
Os dados de junho (sempre comparados a maio aqui) mostram que os acessos em 4G e 3G perderam mercado, enquanto o 5G e o 2G (puxado por M2M/IoT) ganharam espaço.
O 4G segue isolado como líder em padrão tecnológico de telefonia móvel mais utilizado, com 191,48 milhões de acessos, mas perdeu 1,33 milhão de usuários.
Eles migraram para o 5G, que somava 29,26 milhões de acessos, ganho de 1,35 milhão.
Já o 2G ficou em 20,27 milhões de conexões, contra 19,9 milhões em maio. E o 3G caiu para 19,11 milhões, ante 19,6 milhões um mês antes.
No cenário competitivo, a Vivo ganhou 0,2 p.p. de participação de mercado, chegando a 38,8% dos celulares em junho. A Claro ganhou 0,1 p.p., chegando a 34% de market share móvel. E a TIM também cresceu 0,1 p.p., para 23,8%.
Encolheram as empresas menores e MVNOs, que tinham 3,7% de share em maio, e encerram junho com 3,4%.
A Vivo acabou o mês com 100,95 milhões de clientes móveis; a Claro, com 88,33 milhões; a TIM, com 61,99 milhões; e as demais, com 8,88 milhões.
O pós-pago segue em crescimento, conforme as operadoras buscam atrair mais clientes pré-pagos para a modalidade controle. Assim, 59,1% dos acessos móveis do país são da categoria pós-paga, expansão de 1 p.p..
Quanto à tecnologia, a Vivo ultrapassou a Claro em acessos 5G, atingindo a marca de 11,28 milhões no padrão. A rival tinha 10,6 milhões, e a TIM, 7,5 milhões.
Banda larga fixa
A banda larga fixa é o tipo de produto que mais apresenta variação em função da subnotificação de provedores de pequeno porte. E mais uma vez, este parece ser o caso, pois enquanto as grandes ganharam cerca de 400 mil acessos e somavam, juntas, 22,68 milhões de usuários, as pequenas registraram 26,67 milhões de acessos, queda de quase 1 milhão de assinantes.
A Claro é a campeã de acessos, com 10,11 milhões de cliente e 20,5% do mercado. A Vivo vem em seguida, com 6,98 milhões e 14,2%. A Oi tem 4,69 milhões de clientes, 9,5% de participação. E a TIM é a nona do ranking, com 804,7 mil clientes (1,6% de share).
Dentre as pequenas, Alloha Fibra lidera com 1,58 milhão de acessos e 5,9% do mercado. A Brisanet aparece com 1,36 milhão de acessos e 5,1% de fatia. Depois vêm Vero (1,3 milhão e 5,1% conforme os dados do painel da Anatel), Desktop (1 milhão e 4%), Algar (812 mil e 3%). A Unifique aparece depois da TIM e tem 761 mil usuários (1,5% do mercado).
STFC e TV Paga
A telefonia fixa terminou junho com 10,5 milhões de usuários sob domínio das concessionárias e 13,2 milhões das autorizadas.
As grandes (Oi, Vivo, Claro, TIM) somavam 19,93 milhões em junho, ante 20,17 milhões em maio.
Já as prestadoras regionais encolheram para 3,8 milhões, ante 4,14 milhões em maio.
A Claro, que tem tanto concessão de longa distância, como autorização para o serviços de telefonia fixa, segue líder deste mercado, com 30% do mercado (7,11 milhões de acessos). A Oi tem 25,9% (6,14 milhões), e a Vivo, 25,3% (6,01 milhões). A TIM tem 2,8% (654 mil). Todas perderam clientes.
Na TV Paga, a Claro encerrou junho também líder, com 48,3% share, ante 28,9% da Sky, 10,7% da Oi, 7,8% da Vivo, e 4,3% das demais. Também todas perderam clientes. A Claro terminou junho com 5,04 milhões de assinantes (-57 mil em 30 dias). A Sky fechou com 3,02 milhões de acessos (-59 mil). A Oi, com 1,11 milhões (-76 mil), e a Vivo, com 813 mil (-4 mil).