Boom da IA estimula brasileiros a buscarem capacitação
O interesse pela Inteligência Artificial (IA) generativa está levando muitos brasileiros a estudarem o assunto e, em razão das novas demandas profissionais do mercado de TI, a se capacitarem para atuar na área. É o que mostra um levantamento da Coursera, divulgado nesta sexta-feira, 2.
Dados da plataforma de cursos online indicam que brasileiros realizaram mais de 160 mil inscrições em programas de capacitação em IA generativa em 2023.
A busca por qualificação pode ajudar o País a atenuar a escassez de trabalhadores especializados neste campo do conhecimento. Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que, entre 2021 e 2025, o Brasil deve acumular um déficit de 530 mil profissionais de TI – em média, são 106 mil vagas não preenchidas por ano.
Segundo a Coursera, o interesse por conteúdos relacionados à IA generativa aumentou de forma generalizada em todo o mundo. A pesquisa sobre a tecnologia na plataforma de cursos cresceu quatro vezes em 2023 em comparação a 2022.
Para atender à demanda, no ano passado, universidades e empresas disponibilizaram mais de 35 cursos específicos sobre IA generativa na plataforma – companhias como Google, IBM e AWS, algumas das maiores entusiastas da IA, estão entre as fornecedoras de programas de capacitação.
A plataforma de cursos online listou os quatro cursos relacionados à tecnologia que mais atraíram a atenção dos brasileiros em 2023. Confira:
• Inteligência Artificial Generativa com grandes modelos de linguagem (AWS, DeepLearning.AI);
• Engenharia Imediata para ChatGPT (Vanderbilt University)
• Introdução à IA Generativa (Google Cloud)
• IA Generativa para Todos (DeepLearning.AI)
Este último, ministrado por Andrew Ng, pioneiro em Engenharia Artificial, teve o maior apelo global entre todos os cursos lançados no sistema da Coursera no ano passado.
Capacitação para a nova economia
Na avaliação da Coursera, os alunos brasileiros estão buscando adquirir mais competências “obrigatórias” para o mundo digital orientado por dados. O que mais tem chamado a atenção dos estudantes são áreas como tecnologia, ciência de dados e gerenciamento de projetos.
“A Inteligência Artificial generativa já está transformando a educação e as carreiras. Estudantes de todo o mundo estão se preparando para o futuro”, diz Marni Baker, diretora de Conteúdo da Coursera, em nota. “Ter foco em aprendizado ao longo da vida, sobretudo em novas tecnologias e nas competências humanas, será a chave para a empregabilidade num mundo impulsionado pela IA”, complementa.