Bolsa sobe e dólar cai na primeira semana pós-eleição Lula

O Ibovespa subiu 3,16%. O dólar, por sua vez, acumulou queda de 4,56%.
Bolsa sobe e dólar cai no pós-Lula - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

A bolsa de valores teve alta e o dólar queda na primeira semana pós-eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) subiu 3,16% na 1ª semana pós-eleição de Lula (PT). A alta é praticamente igual à registrada em 2018, quando Jair Bolsonaro (PL) foi eleito presidente. Naquela época, o índice saiu de 85.720 pontos para 88.419 pontos, o que corresponde a um crescimento de 3,15%. Sob Lula, o mercado de ações passou de 114.539 pontos para 118.155 pontos.

O dólar, por sua vez,  teve nova queda nesta sexta-feira e recuou 1,29%, vendida a R$ 5,0590. Na primeira semana após as eleições presidenciais, o dólar chegou ao menor valor desde 29 de agosto (R$ 5,0329) e acumulou queda de 4,56%.

Bolsa e dólar

O desempenho positivo da bolsa brasileiro ocorreu mesmo com a queda das ações da estatal de petróleo brasileira. A Petrobras sofreu queda de 11,60% nas ações ordinárias (PETR3) e de 13,20% nas preferenciais (PETR4) com a desconfiança de que a gestão petista pode interromper a vigência da política de preços da petroleira ou mexer na distribuição de dividendos da empresa.

O mercado reagiu bem à primeira semana, satisfeito com a condução dos primeiros trabalhos. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) encontrou-se nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, no que foi a primeira reunião para tratar da transição para o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Alckmin foi escolhido por Lula para coordenar a equipe de transição. Nogueira, por sua vez, chefia os trabalhos pelo lado do governo Bolsonaro. O vice-presidente informou que nomes da equipe de transição devem ser anunciados a partir de hoje, segunda-feira. Analistas políticos acreditam que Alckmin será um nome forte no novo governo, e poderá atuar diretamente na Economia e na Defesa.

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1783