Big Techs poderão pagar 10% de receita anual por desrespeitar novas regras de uso de dados da UE
O novo dispositivo regulatório deverá ser anunciado amanhã e proíbe os chamados gatekeepers de utilizar dados de empresas usuárias para competir com elas e de favorecer seus próprios serviços em rankings

Pressão internacional
Não é apenas na Europa que as Bigh Techs têm sido pressionadas por práticas anticompetitivas. Na semana passada, nos Estados Unidos, a Comissão Federal do Comércio juntamente com 46 estados, o Distrito de Columbia e o território de Guam processaram o Facebook. Eles acusam a empresa de prejudicar competição ao comprar empresas menores que poderiam ser concorrentes em potencial, como WhatsApp e Instagram. A ação judicial tem o grande objetivo de separar a empresa dessas duas aquisições.
“Por quase uma década, o Facebook utilizou sua dominância e poder de monopólio para quebrar rivais menores e exterminar a competição”, afirmou o procurador geral de Nova York, Letitia James.
Em nota, o Facebook defendeu que separar Instagram e WhatsApp seria “revisionismo histórico”, já que foi a própria FTC que aprovou as aquisições anos atrás. A empresa ainda argumentou que Instagram e WhatsApp só se tornaram produtos “incríveis”, porque a empresa dispendeu recursos e expertise neles. (Com agências internacionais)