Bemobi vê oportunidade crescente na gestão de pagamentos em telecom
A Bemobi está de olho nas oportunidades em gerir pagamentos para o mercado de telecomunicações. A empresa, que nasceu como SVA com clubes de jogos e aplicativos e é listada na B3, investiu nos últimos anos nos sistemas de cobrança. Agora, estende os braços a projetos “white label” voltados ao setor.
Durante o Encontro Nacional Abrint 2024, demonstrou novas funcionalidades dos produtos Omni Engage e o Omni Pay, plataformas de interação entre os ISPs e clientes, que dão ao consumidor final acesso a todos os canais e meios de pagamentos possíveis. Ambos foram criados pela 7AZ, startups de pagamentos para provedores de internet que foi comprada pela Bemobi em maio de 2023.
O Omni Engage, é uma plataforma “white label” de engajamento. Ou seja, a operadora que utilizá-la pode colocar a própria marca. Neste ano, ganhou portais de negociação e de inadimplência para empresas com a linguagem comum do setor de provedores de internet. O novo portal visa simplificar negociação de débitos diretamente via link, sem a necessidade de login, diminuindo as etapas para realizar pagamentos.
Já o portal de inadimplência redireciona automaticamente clientes que estiverem sem internet por questões de pagamento para uma página de pendências financeiras e regularização. O Omni Engage já tinha sistema de gestão e automatização de cobranças, portal e aplicativo do assinante, negativação e fatura híbrida personalizada.
Lucas Zardo, CEO da Bemobi for ISPs, afirma que todo esse trabalho foi pensado em cima da capacidade de confirmação da identidade do cliente, a fim de prevenir fraudes ou cobranças indevidas. “A jornada de autenticação, que em outros sistemas é múltipla, aqui, basta confirmar o CPF, porque sei que ele está acessando de um canal seguro autenticado por nós. Se o acesso vier de uma rede móvel, usamos uma autenticação mais ampla, de dois fatores, para garantir que o assinante é ele realmente”, conta.
O Omni Pay, por sua vez, combina pagamentos recorrentes via cartão de crédito com o PIX em uma única plataforma, para fins de redução da inadimplência e fidelização dos clientes.
“A integração eficaz do cartão de crédito e do PIX somando as demais funcionalidades do OmniPay resultará em um aumento de 10 a 15 pontos percentuais na eficiência da cobrança recorrente em comparação com os modelos tradicionais utilizados hoje no mercado”, diz Zardo.
A solução de pagamentos da Bemobi promete inovações para o setor de ISPs como solução de antifraude integrada, cobranças omnicanal, segmentadas por perfil de cliente, retentativas inteligentes e tokenização avançada, parcelamento de débitos, pagamentos automáticos com cartão de crédito e máquina de cartão (smart POS) integrada ao ERP; eliminando assim a necessidade de contratação e integração de múltiplos fornecedores independentes.
A empresa não fala sobre valores de contratação das soluções pelos ISPs. Segundo Zardo, são baseados em volumetria, de acordo com o tamanho de cada provedor.
Para o futuro, o CEO da Bemobi for ISPs destaca que a tendência do mercado é automatizar os pagamentos recorrentes. “A intenção da Bemobi para o futuro é se antecipar a esse movimento e prover às empresas formas de fazerem isso”, conclui.