BC informa novo vazamento de dados vinculados ao Pix

O vazamento afetou 2.112 chaves vinculadas à Logbank Soluções de Pagamentos. Este é o terceiro incidente de segurança com o Pix.
BC informa novo vazamento de dados vinculados ao Pix - Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Banco Central informou nesta quinta-feira, 3, mais um vazamento de dados envolvendo chaves do Pix, agora vinculadas à Logbank Soluções de Pagamentos. O vazamento ocorreu entre os dias 24 e 25 de janeiro, mas só foi divulgado agora.

Foram 2.112 chaves afetadas com a divulgação de nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da conta. Esse é o terceiro incidente de segurança com participantes do sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central e o segundo vazamento informado em menos de duas semanas.

O BC não divulgou quais foram as causas do incidente e se limitou a dizer que os dados expostos não eram sensíveis e informou que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi avisada e que as pessoas afetadas serão notificadas.

“Apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência. Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a ANPD foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas. A página de incidentes será mantida permanentemente atualizada, dispensando futuras comunicações por Nota à Imprensa ou mensagens de WhatsApp”, informou o Banco Central em comunicado.

Casos anteriores

O primeiro vazamento foi registrado em agosto de 2021 no Banco do Estado de Sergipe, o Banese, em que foram potencialmente expostos dados vinculados a 414.526 chaves Pix. Este caso foi divulgado em setembro do ano passado.

A segunda ocorrência envolveu o vazamento de dados de 160.147 chaves Pix vinculadas a Acesso Soluções de Pagamento. O caso ocorreu em dezembro de 2021 e foi divulgado pelo BC em janeiro.

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1902