Base de assinantes de TV paga cai 5% em 2017

O setor de TV paga perdeu 938,7 mil assinantes e fechou o ano passado com 17,9 milhões de contratos ativos.
(Crédito: Shutterstock/Eleana)
(Crédito: Shutterstock/Eleana)

Dados das empresas de  TV por Assinatura fornecidos à Anatel revelam o ano de 2017 terminou com 17,9 milhões assinantes do serviço. Em relação a 2016, houve uma redução de  4,99% na base instalada, com perda de 938,7 mil contratos ativos. Quando se compara o número de dezembro com o de novembro de 2017, a redução é de 0,70% (menos 125,7 mil assinantes).

Dos grupos acompanhados pela agência reguladora, apresentaram crescimento em 2017 a Oi, com 205,2 mil novos usuários (+15,73%), e a Sky, com mais 109,6 mil usuários (+2,09%). Todas as demais registraram queda:

 

 

Operadoras  Número de assinantes  Em %
Claro – 724,2 mil – 7,39
Vivo – 131,4 mil – 7, 67
Algar Telecom – 23,9 mil – 24,34
Nossa TV – 2,7 mil – 2,24

 

Na comparação de dezembro de 2017 com o mês anterior, o maior crescimento foi registrado pela Sky com  mais 77,3 mil contratos em operação (+1,46%), seguida pela Oi com aumento de 18,7 mil (+1,25%). A Claro apresentou a maior redução com menos 59,4 mil contratos (-0,65%), seguida da Vivo com redução de 8,9 mil (-0,56%), da Nossa TV com perda de 0,4 mil (-0,33%) e da Algar Telecom com redução de 0,2 mil (-0,32%).

Nos últimos 12 meses, os três estados com maior número de assinantes do serviço no país apresentaram redução: São Paulo, queda de 447,1 mil contratos ativos (-6,21%); Rio de Janeiro, redução de 97,8 mil (-3,83%); e Minas Gerais, menos 38,3 mil (-2,41%).  Em relação ao crescimento percentual, a liderança foi ocupada pelo Piauí, com 6,4 mil novos assinantes (+7,74%), seguido por Maranhão, com 6,5 mil (+3,86%), e Tocantins, com 1,4 mil (+3,42%). (Com Assessoria de Imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112