Bankuish expande negócios no Brasil
A startup nasceu da ideia de unir a tecnologia bancária à mobilidade dos dispositivos móveis para solucionar o problema do histórico de crédito em diversos países. O objetivo era quebrar o ciclo vicioso que impedia trabalhadores autônomos – entregadores, motoristas e outros profissionais – de acessarem serviços financeiros.
“Nossa vantagem competitiva é uma combinação de tecnologia e relacionamentos com usuários e sistema bancário. Estamos usando tecnologia moderna para atender às necessidades exclusivas do nicho de trabalhadores autônomos – um segmento da população que tem sido amplamente ignorado pelas instituições financeiras tradicionais”, diz Fernández, CEO da Bankuish.
Os usuários integram suas contas em aplicativos de serviços ao app gratuito da Bankuish conectando também seus perfis bancários com dados de open banking. Com isso, a empresa é capaz de analisar os dados de desempenho de cada trabalhador, dentre eles, renda mensal média agregada, horas trabalhadas, métricas de desempenho, padrões de localização e perfis de estabilidade. Em seguida, as instituições bancárias enviam ofertas pré-aprovadas aos trabalhadores, como empréstimos pessoais, cartões de crédito, empréstimos para automóveis, seguros, etc.
Brasil e México são os primeiros mercados da América Latina a receberem as operações da empresa. “Esses países são mercados muito importantes para a Bankuish. A plataforma é uma oportunidade para que os trabalhadores autônomos, uma comunidade que dobrou de tamanho durante a pandemia e continua crescendo rapidamente hoje, acessem produtos financeiros justos de instituições financeiras tradicionais – evitando empréstimos predatórios, práticas que estão em alta na região. De acordo com nossos números, 83% dos nossos usuários relatam que, somente por meio da Bankuish, conseguiram acessar seu primeiro crédito formal. Assim, oferecemos a este segmento a sua primeira experiência financeira digital”, diz Fernández .
(com assessoria de imprensa).