Banda larga invisível em todos os cômodos

FTTR da Oi permite cabear com fibra óptica transparente uma casa ou um apartamento grande de forma limpa e eficiente
Crédito: Tele.Síntese
Juarez Quadros – Presidente do Conselho Curador da FITec e Roberto Guenzburger, diretor de Consumidor e Empresarial da Oi, na premiação da banda larga “invisível” da Oi.

FTTR

2º Lugar (empatado)

Categoria Operadoras e Fornecedores de Infraestrutura

Serviço inovador: WiFi

[O Tele.Síntese publica ao longo das próximas semanas as reportagens publicadas no Anuário Tele.Síntese de Inovação 2020, editado no final do ano passado e que pode ser baixado na íntegra e gratuitamente aqui]

O grande desafio do mercado de provedores de banda larga é garantir a qualidade do WiFi em todos os cômodos de casas e escritórios, já que a qualidade do sinal pode ser influenciada por obstáculos físicos, como paredes mais grossas. Cabear todo o ambiente com fibra óptica ou espalhar dispositivos Mesh pela propriedade, pode não ser a melhor experiência para o cliente.

Para melhor atender essas demandas, a Oi lançou o FTTR (Fiber to the Room), solução desenvolvida pela Huawei que permite cabear com fibra óptica transparente uma casa ou um apartamento grande de forma limpa e eficiente. Voltada para clientes residenciais e para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a solução instala a fibra fora da parede e por meio de uma ferramenta específica para essa finalidade.

“O FTTR permite que mais lares e empresas tenham uma melhor experiência de uso do WiFi, garantindo a entrega da conexão por meio da fibra em qualquer cômodo da casa ou do escritório, em qualquer momento”, diz Roberto Guenzburger, diretor de Consumidor e Empresarial da Oi.

Como estratégia de inovação, a operadora criou uma área de novos negócios e receitas para explorar o ativo representado por sua base de clientes e que busca identificar parceiros que possam gerar novos negócios para a companhia.

A Oi atua como plataforma e hub, e permite ao parceiro se relacionar com 7 milhões de clientes residenciais de banda larga, telefonia fixa e TV. O parceiro pode ainda ter acesso a um pós-venda com 20 mil técnicos em todo o país.

“O foco principal da inovação da Oi é trabalhar com nosso grande ativo, que é o relacionamento com o cliente e os prospects. Procuramos identificar as dores do cliente. No caso do WiFi, a expectativa deles é ter alta velocidade em qualquer ponto da casa. O FTTR foi lançado comercialmente em junho, inicialmente em Blumenau, Santa Catarina, onde, das novas vendas, quatro ou cinco já saem com o produto. Em novembro, iniciamos o rollout, e a expectativa é ter o produto disponível em todas as principais cidades do Brasil até o primeiro trimestre de 2023”, anuncia Guenzburger.

O FTTR é oferecido por meio da plataforma Oi FibraX, produto voltado para um público de mais alta renda e composto por vários pontos de internet por meio de uma fibra óptica transparente que pode ser instalada nos rodapés. Os pontos de acesso conectados pela fibra têm um dispositivo Mesh para garantir o handover da rede.

“A equipe de instalação é especializada, e o serviço  é  voltado para domicílios acima de 80 metros quadrados”, destaca Guenzburguer. (Carmen Nery)

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