Baigorri poderá assumir Anatel por lista tríplice

Está prevista a publicação de um Decreto Presidencial com o nome de três superintendentes que poderiam assumir a direção da Anatel, até que o Senado aprove a indicação do técnico.
Carlos Baigorri,, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro / Foto: Agência Cãmara

O superintendente de Obrigações da Anatel, Carlos Baigorri, que foi indicado pelo presidente Bolsonaro para assumir a quinta vaga do Conselho Diretor da agência de telecomunicações, mas cuja indicação está parada no Senado Federal, poderá assumir a vaga antes da deliberação final do Legislativo.

Isto porque, o regimento interno da agência prevê que, em caso de vacância de integrantes do Conselho Diretor, os superintendentes da autarquia podem assumir interinamente a vaga (em rodízio), até que os indicados sejam sabatinados e aprovados pelos senadores.   Para isso, é necessária a publicação de um Decreto Presidencial contendo a lista tríplice entre os superintendentes que poderão ser guindados para o conselho.

Esse mecanismo foi utilizado algumas vezes no governo Dilma Rousseff, que acumulava vários vagas em aberto por muitos meses.

O MCTIC “costura” com o Palácio do Planalto essa alternativa para que Baigorri assuma a direção da agência o quanto antes, tendo em vista a extensa pauta do regulador este ano, a começar pela definição do leilão da 5G.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2298