Automação no atendimento traz resultados à TIM

TIM converte 55% das ligações aos call centers em autoatendimento que termina em outra plataforma digital, reduzindo contato humano. Operadora também usa inteligência artificial para resolver problemas em linguagem natural com os clientes.

Atendimento consumidor da TIM soluciona 55% das ligações sem contato humano, a empresa já atendeu mais de 125 milhões de contatos.A TIM está colhendo os frutos da automação no call center. A empresa informou que consegue converter parte das ligações para o call center em autoatendimento digital. Desde 2020, a operadora registrou mais de 125 milhões de atendimentos no call center. Destes,  55% começaram no telefone e terminaram via aplicativo, mensagens ou site. A automação foi implementada em 2020 pela DialMyApp — multinacional em automação e atendimento digital. 

Com a tecnologia, a TIM converte a jornada dos clientes em um atendimento automatizado, diminuindo a necessidade do contato humano. “O case se tornou uma referência global”, garante Flávia Pollo Nassif, co-founder e CEO da DialMyApp Brasi, sobre a ferramental.

Nesta semana, TIM e DialMyApp receberam o prêmio Stevie Award, nos Estados Unidos, pela inovação, na categoria Sales & Customer Service 2023, o que corrobora a percepção de Nassif.

Na mesma cerimômia, a TIM recebeu outro prêmio pelo uso de outra ferramenta de automação, a TAIS, sua assistente virtual criada com base na inteligência artificial desenvolvida pela IBM, chamada Watson Assistant.

Desde a sua implementação, também em 2020, mais de 107 milhões de chamadas tiveram interação com a assistente, sendo 45,3 milhões apenas em 2022. A solução utiliza a IA para identificar as necessidades dos assinantes de forma preditiva e automática, gerando respostas e medidas corretivas.

Segundo a CIO da TIM Brasil, Auana Mattar, “essa integração de dados e gestão das demandas dos nossos clientes resulta na criação de um círculo virtuoso, onde conseguimos ser cada vez mais assertivos, ágeis e empáticos, retroalimentando nossas jornadas, criando e otimizando continuamente as experiências vividas por nossos clientes”. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11027