AST SpaceMobile consegue fornecer rede 4G do espaço para celulares

Teste realizado no Havaí atingiu velocidade de download de 10,3 Mbps; conectividade foi disponibilizada pelo satélite de órbita terrestre baixa (LEO) BlueWalker 3
AST SpaceMobile realiza teste bem-sucedido de rede 4G do espaço para celulares
BlueWalker 3, satélite de órbita terrestre baixa da AST SpaceMobile, forneceu sinal 4G do espaço para celulares na Terra (crédito: AST SpaceMobile/Divulgação)

A norte-americana AST SpaceMobile anunciou que conseguiu alcançar velocidades de download de mais de 10 Mbps em uma rede 4G durante teste do satélite BlueWalker 3.

O experimento ocorreu no Havaí e usou diversos smartphones comuns. O teste foi realizado em cima de espectro disponibilizado pela AT&T e contou com equipamentos da Nokia RAN. A velocidade atingida foi de 10,3 Mbps.

A AST SpaceMobile ainda informou que conduziu testes adicionais de chamadas de voz com funcionários da AT&T. Em abril, a companhia de satélites anunciou que conseguiu realizar as primeiras chamadas de voz baseadas em tecnologia espacial usando smartphones comuns. Os testes de voz também foram praticados por meio da conectividade fornecida pelo satélite BlueWalker 3, que opera na órbita terrestre baixa (LEO).

Segundo a empresa norte-americana, o próximo desafio a ser superado é entregar banda larga móvel 5G direto do espaço a dispositivos celulares comuns. A operadora de satélites não informou uma data para pôr em prática o projeto.

“Os recursos celulares baseados no espaço da AST SpaceMobile são projetados para serem uma extensão crítica para comunicações celulares. Além de oferecer suporte básico de voz e texto que esperamos dos telefones, também permitiria aos usuários navegar na internet, baixar arquivos, usar aplicativos de mensagens ou transmitir vídeo”, disse, em nota, Abel Avellan, presidente e CEO da companhia norte-americana.

Em janeiro deste ano, a TIM Brasil anunciou um acordo com a AST SpaceMobile para testar conexão direta entre satélites e celulares. A intenção da operadora é levar sinal 4G aos locais mais remotos do País. Na ocasião, as empresas assinaram um memorando de entendimento, documento que pode evoluir ou não para uma parceria comercial.

No mercado de satélites, a AST SpaceMobile se destaca por investir na construção de uma rede de banda larga móvel baseada no espaço que possa ser acessada diretamente por celulares de uso comum.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 853