Área de mobilidade cresce 65% e puxa expansão da Simpress

Previsão é de que a divisão de mobilidade expanda 45% neste ano, mais que o restante da Simpress, empresa da HP especializada no "outsourcing" de equipamentos
Georgia Rivellino, diretora de marketing da Simpress
Georgia Rivellino, diretora de marketing da Simpress

Famosa por sua prestação de serviços de aluguel e gestão de impressoras, a Simpress vem crescendo sem parar desde 2018 em mobilidade. A empresa, que pertence ao grupo HP, abriu a frente de dispositivos móveis naquele ano. Desde então, viu uma demanda crescente levar as receitas a novos patamares. É hoje a maior locatária de smartphones do país, e diz que ainda tem muito a expandir, já que apenas uma fração do setor corporativo recorre ao outsourcing de celulares.

Em entrevista ao Tele.Síntese, Georgia Rivellino dá alguns detalhes. Sem revelar números absolutos, afirma que o segmento de mobilidade cresceu 65% em 2023. A empresa como um todo, cresceu 23% em receitas. Indicativo que o aluguel de celulares têm papel fundamental na geração de novas fontes de receita. Para este ano de 2024, a meta é crescer 45% em mobilidade e 23% em receitas como um todo outra vez.

A área de impressão, segmento em que atua desde a fundação, há mais de duas décadas, segue como principal negócio isolado, representando 60% do faturamento. Mas a cada ano se aproxima o momento em que o aluguel de computadores e o de dispositivos móveis vão igualar a balança.

“A área de mobilidade é atualmente o terceiro principal negócio da companhia. Temos mais de 120 mil devices espalhados pelo Brasil e 250 clientes. O que isso quer dizer? Que tem ainda muito espaço para crescer, pois a nossa carteira ativa nas demais áreas tem 2,3 mil clientes”, diz Rivellino.

Ela reconhece que a demanda por smartphones ou tablets não tem a mesma amplitude dos computadores. Mesmo assim, defende que o mercado de outsourcing de celulares precisa ser desbravado. “Diferente do mercado PCs, em que todas as empresas usam e precisam, o de mobilidade é mais segmentado para empresas que tenham o celular como necessidade, como as farmacêuticas, que contam com equipes de propagandistas, ou redes varejistas, em que o celular é usado no fechamento de pedidos”, conta.

Entre os clientes que usam celulares fornecidos pela Simpress está a Ambev. Os motoristas dos caminhões fazem a gestão das entregas via celulares, que são equipados com aplicativos para leitura de códigos de barras e checkin nos locais de carga e descarga. Quem pega os milhares de celulares, testa um a um, configura, instala chips da operadora e os aplicativos desejados, troca defeituosos, repõe quebrados, é a empresa de outsourcing.

Rivellino diz que não há planos de aprofundar parcerias com operadoras. “Cabe ao cliente contratar os planos de dados e voz diretamente. Somos parceiros de operadoras em alguns projetos de locação de hardware, mas não é o nosso modelo mais comum de trabalho”, explica.

O foco recai sobre o atendimento direto, a clientes com mais de 300 funcionários. Para pequenas empresas, atua com parceiros locais, que comercializam seus planos de aluguel e gestão de parque. O negócio faz da empresa uma das maiores compradoras individuais de celulares da Samsung, Motorola e Apple no Brasil.

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Rafael Bucco

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