Aniversário na internet brasileira: o “.br” faz 35 anos

Com 5,3 milhões de nomes registrados, aniversário marca 35 anos de existência do .br

35 anos do .br

O “.br” está fazendo aniversário: completou 35 anos de existência nesta quinta-feira, 18. A efeméride vem com uma marca. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável por operar a extensão, contabiliza 5,3 milhões de endereços registrados. O número faz a extensão ser a 6ª mais utilizada no mundo, entre as cerca de 300 existentes.

O NIC.br é uma entidade privada sem fins lucrativos associada, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Explica que o .br oferece mais de 130 categorias, abrangendo diversas áreas de atuação e serviços. Desde categorias genéricas, como “ong.br” e “art.br”, até aquelas voltadas para profissionais liberais e instituições de ensino superior.

Para registrar cada domínio, o NIC.br cobra R$ 40. O dinheiro financia suas atividades essenciais de registro e publicação de nomes de domínio. Com o superávit, banca estudos sobre a internet no Brasil e projetos destinados a melhorar a infraestrutura e o uso da rede no país, como os pontos de troca de tráfego (IX.br).

Recursos essenciais do domínio .br

O domínio .br também tem sido mais ágil que o de outros países em abraçar novas tecnologias de segurança. Recursos como autenticação em duas etapas, resolução segura de DNS e criptografia via DNSSEC contra ameaças cibernéticas funcionam para os sites registrados.

Há cerca de 15 anos, o .br e o .se (Suécia) foram os primeiros a adotar o DNSSEC, garantindo que as informações do DNS fossem verificadas corretamente. Podendo assim, se proteger contra a manipulação de dados ao traduzir nomes de domínio em endereços IP. Além disso, o redirecionamento de páginas permite que os usuários mantenham sua presença online mesmo ao mudar de plataforma ou provedor. Isso ajuda a manter sua identidade na Internet. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11019