Anatel prorroga consulta pública sobre franquia na banda larga fixa

Página registra mais de 13 mil inscritos e 2 mil contribuições, a maior parte delas criticam a possibilidades de operadoras limitarem a quantidade de tráfego nos acessos fixos.

shutterstock_alphaspirit_internet_negocios_mercadp_concessionarias_banda_largaA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu prorrogar até 30 de abril a consulta pública sobre a prática de franquia de dados nos planos de internet fixa no país. A consulta foi lançada em novembro, meses após cautelar da agência que impediu as operadoras de definirem limites ao tráfego de dados entre seus clientes do tipo.

Até esta segunda-feira, 09, havia 13.418 perfis inscritos na plataforma Diálogo Anatel, que hospeda a consulta. Até o momento registra pouco mais de 2.140 contribuições, a grande maioria rechaçando qualquer definição de franquia nos planos de banda larga fixa. Sobram dúvidas sobre como tal medida poderia impactar pequenos negócios, profissionais liberais, autônomos e estudantes e críticas à qualidade geral dos serviços prestados, enquanto faltam tópicos técnicos que expliquem porque as franquias devem ou não ser usadas.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4427