Anatel passa por mudanças administrativas
A saída de Abraão Balbino da Superintendência Executiva (SUE) da Anatel em setembro disparou uma série de alterações no quadro técnico da agência. A dança das cadeiras será publicada amanhã, 21, no Diário Oficial da União, com alterações na SUE, mas também na Superintendência de Controle de Obrigações (SCO), na de Fiscalização (SFI) e na de Gestão da Informação (SGI).
As mudanças foram aprovadas hoje, 20, pelo Conselho Diretor e acomodam indicações dos três conselheiros titulares que restarão no colegiado da Anatel a partir de seis de novembro – Artur Coimbra deixa o posto com o fim do mandato no dia 5, e sua vaga será ocupada por substitutos, assim como a de Moisés Moreira, enquanto o Executivo não apontar nomes definitivos (a tendência é que seja um indicado pelo PT e outro pelo União Brasil).
Dessa forma, Baigorri indicou Gustavo Santana Borges para a SUE no lugar de Ana Beatriz Rodrigues de Souza, que retorna à gerência executiva da área, posto que já ocupava quando Balbino era o chefe.
Santana Borges vem da SCO, que passará a ser ocupada por Suzana Silva Rodrigues, atualmente chefe do gabinete da Presidência da Anatel. No lugar de Suzana, assume a chefia do gabinete de Baigorri Otto Fernandes Solino, que vem da equipe de Artur Coimbra, na qual, no lugar, ficará Marcos Vinicius Ramos Cruz.
Com tais mudanças, Baigorri segue com as indicações para a SUE e SCO. Em outras áreas houve indicações dos demais conselheiros.
Gustavo Nery e Silva sai do gabinete de Alexandre Freire e vai para a SGI, no lugar de Raphael Garcia de Souza, que passará a chefiar a assessoria técnica.
Marcelo Alves da Silva deixa a SFI, que passa a ser comandada por Gesilea Fonseca Teles, vinda do gabinete de Vicente Aquino. Em seu lugar, será promovido Fernando Cordenonssi; Alves da Silva vira assessor na SFI no lugar de Marcel Fleury Pinto.
Nas próximas semanas haverá mais mudanças, em nível gerencial, para acomodar as pessoas de confiança dos novos superintendentes e chefes de gabinete. Mas está descartada, por ora, mais alterações em superintendências. Contando com a SUE, a Anatel tem nove superintendências responsáveis por operacionalizar as decisões tomadas pelo Conselho Diretor da autarquia.
As alterações podem ser conferidas aqui.