Anatel: indústria já pode investir no 5G

Embora encontrar equipamentos compatíveis com espectro atual possa ser um impeditivo, as indústrias não precisam de autorização para migrar redes privativas para o 5G, segundo Emmanoel Campelo, presidente substituto da Anatel
Emmanoel Campelo, presidente substituto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

As indústrias não precisarão de autorização para implantar o 5G, afirmou hoje, 19, o vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo. O assunto veio à tona nesta segunda, 19, durante o Fórum “Indústria: Inovação Para Transformação Digital”, que integra o Abinee Tec 2021. Campelo foi um dos participantes.

“Não existe barreira para que a indústria não use o 5G. O que pode dificultar é que talvez os equipamentos de que elas disponham hoje não sirva para isso”, resumiu o representante da Anatel.

“Se tiver autorização para uso da faixa, e a faixa for utilizável para o 5G, a empresa nem precisa pedir para a Anatel”, completou Campelo.

O presidente substituto da agência reguladora também reiterou que há necessidade de mais políticas públicas para a democratização do 5G, como já havia feito em discurso no mês passado.

Ausências

O Abinee Tec 2021 começou hoje e vai até 23 de julho, com encontros diários. Convidados para abrir a iniciativa, organizada pela entidade que reúne a indústria elétrica e eletrônica, os ministros da Economia, Paulo Guedes; das Comunicações, Fábio Faria; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, não comparaceram, mas mandaram representantes.

Avatar photo

José Norberto Flesch

Artigos: 281