Anatel destina espectro de 1,5 GHz para celular e indústria

A frequência foi harmonizada com o restante do mundo para receber as tecnologias 4g e 5G do celular. Mas também o serviço privado terá 30 MHz reservados para si

Por três votos a dois, o conselho diretor da Anatel decidiu hoje, 29, destinar a frequência de 1,5 GHz  (faixa entre 1.427 MHz a 1.518 MHz) para uso do Serviço Móvel Pessoal (SMP); do SCM (banda larga fixa); do STFC (telefonia fixa); e SLP (serviço limitado privado, para indústria). Com essa decisão, o serviço móvel aeronáutico e telemetria,  que atualmente usam  essa frequência deixará de ter prioridade a partir de 2024, passando a ser explorado apenas em caráter secundário.

A maioria dos conselheiros decidiu acompanhar o voto do relator, Emmanoel Campelo, contra a proposta do voto-vista do conselheiro Vicente Aquino, que sugeria a proibição imediata de utilização da frequência para rádio-enlace. Também, acompanhou a posição do relator no sentido de reservar 30 MHz da parte alta desse espectro apenas para ser ocupado pelo SLP (serviço privado), evitando, assim, que a banda “S” usada pelos satélites venha a sofrer interferência dos serviços móveis.

 

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2294