Anatel corrige números: base de TV paga encolhe pelo sexto mês seguido
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) retificou os números da base de usuários de TV paga no país em janeiro. A agência havia recebido dados errados da Telecom Americas (que reúne Claro e NET). Ao contrário do balanço divulgado na última quarta-feira, que mostrava crescimento, constatou-se queda, a sexta mensal seguida, na quantidade assinantes de TV no Brasil.
Assim, janeiro terminou com 18.998.412 de acessos de TV por assinatura, 51,3 mil a menos que dezembro, ou -0,27%. Desde julho, quando este mercado entrou na trajetória de queda, foram quase 670 mil cancelamentos.
Segundo a agência houve erro da Claro ao passar os números, por isso, a necessidade da revisão dos dados. Ao contrário de crescimento de mais de 240 mil assinantes como divulgado antes, a Claro apresentou perda de 22.228 acessos. O DTH, que segundo a primeira divulgação teria crescido, na verdade apresentou retração de 67.475 clientes, a maior dentre as tecnologias usadas. Os novos números não alteram as posições das companhias do setor em market share. Telecom Americas segue como maior empresa, seguida de Sky, Telefônica e Oi em quantidade de usuários.