Anatel confirma aumento de ataques cibernéticos após ordem de bloqueio do X

Agência registrou alta na quantidade de ataques desde sexta-feira, 30, e chegou a ter sistemas fora do ar nesta semana. Mas garante que ameaças foram mitigadas.

(crédito: Freepik)

A Anatel confirmou nesta terça-feira, 3, que seus sistemas de segurança cibernética registraram um aumento de ataques desde sexta-feira, quando foi emitida a ordem de bloqueio da rede social X, controlada pelo bilionário Elon Musk.

“Após a decisão do STF de bloquear o “X”, a Agência observou um aumento esperado nesses ataques, o que ocasionou instabilidades momentâneas em seus sistemas e redes”, afirma a autarquia, em nota.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, também foram atacados a Polícia Federal, o STF e o escritório de advocacia da família de Alexandre de Moraes, o que chegou a derrubar sistemas da PF e o site do escritório.

A rede interna da Anatel chegou a sair do ar ontem segunda-feira. A agência diz que não há mais problemas de disponibilidade:

“Os sistemas foram prontamente restabelecidos, e medidas adicionais foram adotadas para fortalecer a infraestrutura de rede, assegurando a continuidade dos serviços prestados à sociedade. A Anatel continua a monitorar a situação de maneira proativa e reafirma seu compromisso com a segurança cibernética e a proteção dos dados, mantendo as melhores práticas para resguardar suas operações e o atendimento aos usuários”.

O regulador acrescenta, ainda, que embora tenha identificado alta, os ataques cibernéticos são comuns e rotineiros, e diz que trabalha de forma perene para assegurar a segurança digital. “A Anatel esclarece que, como uma organização pública de grande relevância, é alvo frequente de ataques cibernéticos, especialmente em circunstâncias que envolvem temas sensíveis. Em resposta, a equipe de TI da Anatel agiu de forma contínua para mitigar os impactos e garantir a segurança das operações”, conclui.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4323