Anatel abrirá consulta pública para revisar norma do Wacc

Um dos benefícios da proposta é facilitar o cálculo do valor da migração das concessões para autorizações da telefonia fixa

O Conselho Diretor da Anatel, aprovou, nesta quinta-feira (22) proposta de revisão do Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC ou Wacc, na sigla em inglês). Uma das novidades é a possibilidade de estimar o custo de capital por empresa, o que facilitaria o cálculo da migração da concessão para a autorização da telefonia fixa, prevista no PLC 79/2016.

De acordo com o relator, conselheiro Leonardo de Morais, o cálculo do Wacc por empresa também facilita a estimativa do valor de referência dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). A fórmula ainda é usada para cálculo de tarifa e de preço de frequências.

Na proposta, que passará por consulta pública pelo prazo de 30 dias, o relator sugere que seja harmonizado o cálculo do Wacc com os requisitos para precificação do direito de exploração de satélites.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122