Anatel abre consulta da proposta de revisão do manual da pesquisa de qualidade percebida
A Anatel abriu, nesta segunda-feira, 11, a consulta pública da proposta de Revisão do Manual de Aplicação da Pesquisa para Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações. O prazo para contribuições é de 30 dias, até o dia 9 de fevereiro.
As revisões apresentadas não modificam a metodologia de operacionalização da pesquisa como um todo. Segundo a agência, uma das diretrizes observadas para a revisão foi da não elevação do tamanho do plano amostral como um todo e manutenção do tempo médio de entrevistas, evitando aumento do custo regulatório para as prestadoras. Nessa linha, foi possível ainda unificar as pesquisas do Serviço Móvel Pessoal (SMP), que desde 2015 eram feitas com amostras separadas para as modalidades Pós-paga e Pré-paga.
A Anatel ressalta que, embora vários pontos do Manual tenham sido alterados, em muitos casos isso ocorreu devido à realocação de trechos e aprimoramento de linguagem, de forma a tornar mais simples a leitura do Manual de Aplicação.