Ampliação da digitalização do campo está no AGROtic 2023

Evento, que começa dia 15 e vai até o dia 17, debaterá novas tecnologias que virão para ajudar o agronegócio

(Crédito: Freepik)Começa no dia 15 e vai até o dia 17 o AGROtic 2023, com o debate sobre as tecnologias mais significativas para a digitalização do campo. Se no primeiro dia as discussões são centradas na sustentabilidade, como a bieconomia, no dia 16, as novas tecnologias estão presentes nos painéis e palestras. O evento é uma promoção da Momento Editorial e Bit Social em parceria com a EsalqTec.

O primeiro painel do dia 16, por exemplo, vai tratar dos benefícios que trarão ao campo a Agricultura 5.0 e Metaverso. Para esse debate confirmaram presença Maurício de Menezes, gerente de Conexões com Clientes LATAM da John Deere; Paulo Humberto Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da Tim Brasil; Renato Correa, head de Remote Sensing e Computer Vision da Syngenta Digital e Ricardo Matiello, CEO da RICMA.

Antes desse debate, Gouvea, da Tim Brasil, fará uma explanação dos trabalhos da operadora no campo. Recentemente, a Fazenda Água Santa, um dos principais produtores de batatas no país, cobriu seus hectares com a conectividade da TIM em Minas Gerais e Bahia. O 4G da operadora atenderá às unidades e fazendas localizadas em Perdizes e Sacramento (MG) e Jaborandi (BA).

O segundo painel do dia 16 do AGROtic tratará da importância da logística 4.0 para completar o ciclo de transformação digital do agronegócio. Já confirmaram presença no debate Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro; Fabio Jardim, gerente Sênior de Tecnologia da Unidade de Negócios de Data Analytics e IoT da Logicalis; Roberto Paveck, gerente de Planejamento Logístico do Porto de Santos, Thiago Guilherme Péra, coordenador Geral da Esalq-LOG e Thomas Gautier, CEO da Freto.

Nessa discussão, que será mediada pela jornalista Wanise Ferreira, o foco é apontar uma cadeia logística inteligente que ajude o agronegócio a diminuir custos, garantir produtividade e rentabilidade além de garantir o rastreamento dos produtos.

Ainda no dia 16, Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro fará uma explanação das ações da operadora no campo. Serão ainda apresentadas as startups A2W Tecnologia e Inovações e Agrometaverso.

Pecuária e agricultura familiar

No terceiro dia do AGROtic 2023, são destaques a pecuária sustentável e o crescimento da agricultura familiar, que compõe ecossistemas de grandes empresas.

Para esses debates confirmaram presença Matheus Ferreira Pinto da Silva, secretário Executivo Adjunto do Instituto CNA, Marcos Iguma,  Head Unidade de Bovinos de Corte da Arroba Tech, Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro e Coordenador do Rally da Pecuária e Sergio Raposo de Medeiros, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.

Para o debate sobre agricultura familiar, já está certa a participação de Aldo Clementi, diretor de Desenvolvimento de Negócios na IHS Towers; Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO e Vânia Moda Cirino, diretora de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná.

Ainda no dia 17 serão apresentadas as startups Agroexplore e Agromundi.

A nona edição do AGROtic tem o patrocínio da Claro, Vivo Agro e TIM, operadoras que investem pesado na digitalização do campo, além da empresa de torres IHS. O apoio institucional é da Cocriagro e Fealq.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Confirme sua presença no evento!

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10485