Americanet aposta em voz sobre 4G/LTE para ampliar cobertura

Empresa é a primeira operadora móvel virtual a lançar a tecnologia VoLTE no país

Crédito: DivulgaçãoA Americanet anuncia o lançamento do uso da rede de quarta geração (4G) para a realização de chamadas de voz – tecnologia conhecida como VoLTE (Voice over Long Term Evolution). Com o lançamento do serviço, a empresa torna-se a primeira operadora móvel virtual do país a oferecer essa tecnologia, antes restrita somente às grandes operadoras (MVO – Mobile Virtual Operator).

De acordo com Lincoln Oliveira, presidente da Americanet (foto), a iniciativa tem como objetivo ampliar a área de cobertura da empresa em todo o território nacional. Uma das estratégias para aumentar a capilaridade da empresa será habilitar as MVNOs (Mobile Virtual Network Operation) já credenciadas pela Americanet para também usufruírem dos benefícios do VoLTE em suas respectivas áreas de atuação.

“Com o lançamento do serviço, queremos contribuir para garantir uma maior abrangência no uso desta tecnologia e sua democratização pelo país. Nossos provedores parceiros terão mais oportunidades para elevar positivamente a experiência de seus clientes com um serviço de chamadas de voz de alta qualidade e performance”, explica Oliveira.

Mercado promissor

A implementação da quarta geração de telefonia móvel no Brasil vem apresentando um crescimento exponencial de sua cobertura em todo o país nos últimos anos, como forma de atender as exigências de conectividade avançada e garantir a continuidade do estilo de vida “tudo remoto” dos usuários. A transformação digital em curso acelerou ainda mais o processo e hoje o 4G já atende 5.514 municípios do país e 98,8% de suas populações, segundo estatísticas da Consultoria Teleco referentes a janeiro de 2023.

“A questão da compatibilidade dos smartphones com a tecnologia VoLTE, que era um gargalo inibidor para sua adoção, também está diminuindo com a chegada das novas gerações de aparelhos”, comenta o vice-presidente da Americanet. Segundo ele, atualmente, a maioria dos principais fabricantes do mercado já oferecem modelos habilitados para trafegar “Voz em HD”, o que facilita a acessibilidade do serviço. “Nesse sentido, a oferta do novo serviço da Americanet assume uma postura agnóstica quanto às marcas dos aparelhos”, comenta Oliveira.

Além de melhor qualidade nas chamadas por voz e com uma configuração de chamada mais rápida, o executivo ainda destaca que um fator que irá contribuir para o sucesso do VoLTE é sua relação de interdependência com o 5G. Isso porque, no celular os dados trafegam em 5G e a voz em 4G – ou seja, a única forma de manter uma chamada de voz quando o usuário estiver em uma área sem a cobertura do 5G, é por meio do VoLTE.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10408