Amazon dobra investimento na Anthropic com US$ 4 bilhões adicionais
A Amazon anunciou um investimento adicional de US$ 4 bilhões (aproximadamente R$ 23,2 bilhões) na Anthropic, uma das startups que lideram o desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA) no mundo.
O aporte divulgado na última sexta-feira, 22, eleva o total investido pela big tech na Anthropic para US$ 8 bilhões (R$ 46,4 bilhões), tendo em vista o início da parceria entre as companhias em setembro do ano passado. Mesmo com a ampliação de sua participação, a gigante de tecnologia continuará sendo um investidor minoritário, garantiu a Anthropic.
Como contrapartida, a desenvolvedora irá tornar a Amazon Web Services (AWS), a plataforma de computação em nuvem da gigante de tecnologia, a sua nuvem primária e o seu principal parceiro de treinamento de IA. Além disso, a Anthropic vai usar os processadores Trainium e Inferentia para implantar os seus maiores modelos básicos.
“Essa abordagem próxima de desenvolvimento de hardware e software, combinada com o forte desempenho de preço e a escalabilidade massiva das plataformas Trainium, nos permite otimizar todos os aspectos do treinamento do modelo”, diz a Anthropic, em nota divulgada em seu site.
Segundo a Amazon, o investimento extra foi sustentado pela rápida adoção do Claude, arquitetura de IA criada pela Anthropic, na biblioteca da Bedrock, plataforma da big tech que permite que terceiros criem e escalem modelos com base na tecnologia.
Em comunicado, a Amazon destacou que a próxima fase da colaboração com a Anthropic vai aprimorar o desempenho, a segurança e a privacidade do Bedrock, sobretudo para os clientes que executam modelos Claude.
“A resposta dos clientes da AWS que estão desenvolvendo aplicativos generativos de IA com tecnologia Anthropic no Amazon Bedrock tem sido notável”, disse Matt Garman, CEO da AWS, também em nota. “Ao continuar a implantar modelos Anthropic no Amazon Bedrock e colaborar com a Anthropic no desenvolvimento de nossos chips Trainium personalizados, continuaremos expandindo os limites do que os clientes podem alcançar com tecnologias generativas de IA”, acrescentou.