Almeida: Dynamic Ad Insertion é vital para a evolução do streaming
Por Maurício Almeida
Durante a NAB Show 2024, realizada em abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o mercado de tecnologia compartilhou inspiração e inovação para criação, distribuição e monetização de conteúdo. Com apresentação de dezenas de novos produtos e tecnologias, tivemos acesso a insights valiosos sobre o futuro do streaming de vídeo, especialmente no que diz respeito à Dynamic Ad Insertion (DAI).
A inserção dinâmica de anúncios (DAI) possibilita a segmentação com base em uma variedade de critérios, como dados demográficos, preferências, comportamento, localização, dispositivo e até mesmo o gênero de conteúdo do usuário. Essa abordagem pode resultar em melhor desempenho, assertividade e engajamento dos anúncios, além de contribuir para uma experiência mais satisfatória.
A Dynamic Ad Insertion traz uma série de benefícios, tanto para os editores quanto para os anunciantes, ampliando as oportunidades, uma vez que permite a inserção em qualquer conteúdo de vídeo, independentemente da origem, formato ou duração. Além disso, proporciona também dados mais precisos e detalhados sobre desempenho e impacto, permitindo um acompanhamento minucioso de cada impressão e interação, bem como do comportamento e feedback dos usuários – e, claro, essa análise detalhada pode ser aproveitada para otimizar a estratégia de anúncios e melhorar o retorno sobre o investimento (ROI).
Até mesmo nomes mais tradicionais do audiovisual estão alertas ao potencial da DAI: a solução está sendo oferecida pela Globo, integrando a DAI à TV ao vivo no Globoplay, disponível para programas da Globo, Globonews, Viva, Multishow e Sportv. Por isso, no atual mercado de compartilhamento de conteúdo, a importância estratégica da DAI está no seu papel como uma ferramenta essencial para monetização e otimização da experiência do usuário no streaming. Ao adotar essa tecnologia, empresas não apenas maximizam suas receitas publicitárias e oferecem resultados mais certeiros aos anunciantes, mas também aprimoram a experiência do usuário, fornecendo anúncios relevantes e não intrusivos.
Diante de todo este contexto, olhar para a DAI não é apenas uma estratégia de curto prazo, mas sim um componente vital para a evolução e competitividade no mercado. Investir em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar tecnologias e buscar parcerias com anunciantes e outros players para promover sua adoção é um importante primeiro passo, afinal, sua implementação beneficia toda a indústria de telecomunicações no Brasil. Para o mercado, a DAI não é apenas uma oportunidade, mas uma necessidade àqueles que desejam investir e monetizar por meio do streaming de vídeo. Estamos, afinal, diante de uma tecnologia que tem relevância e potencial para revolucionar todo um segmento.
*Maurício Almeida é presidente da Watch Brasil