Além do 5G e 6G: o próximo passo das infraestruturas da telecomunicação

Embora ainda seja uma tecnologia emergente, as empresas de telecomunicações já estão olhando além do 5G e até do 6G. Veja o que vem por aí

Além do 5G e 6G: o próximo passo das infraestruturas da telecomunicação

Já é bem conhecida a expectativa de transformação que o 5G pode proporcionar nas mais variadas frentes de atuação, em praticamente todos os mercados e setores. Contudo, as empresas que vêm construindo o futuro da conectividade estão se preparando para o que vem após o 5G, buscando acelerar ainda mais o desenvolvimento de novos serviços móveis.

Sendo assim, vale a pena conferir algumas das tendências e possibilidades que já começam a ser vislumbradas e discutidas para entender o que deve ainda vir por aí nesse agitado e crescente mercado de conectividade de alta velocidade.

5G, 6G e além: um mundo cada vez mais conectado, e cada vez mais veloz

Naturalmente, existem muitos caminhos e incontáveis possibilidades para evolução destas tecnologias, por isso, reunimos quatro destaques que os especialistas da NEC acreditam ser as mais promissoras e que têm maior potencial para impactar diversos setores, desde grandes empresas até usuários individuais.

  1. Comunicação óptica e sem fio
    Falar de novas tecnologias em internet é falar de wireless. A tendência é que dispositivos profissionais e domésticos estejam conectados via redes sem fio, e isso vai muito além do wi-fi tradicional. Com a ascensão da quinta geração de redes móveis, dispositivos conectados diretamente via 5G e redes virtuais locais e remotas se tornarão mais populares para atuar como fontes principais de internet em conjunto com o Wi-Fi. Com isso, a mobilidade ganha um papel cada vez mais central, sobretudo quando se leva em conta a enorme vantagem de poder computacional de dispositivos móveis, IoT e outros.

    Por outro lado, não se pode ignorar a necessidade de transmissão física de dados, sobretudo quando tratamos de grandes quantidades entre nós de redes de grande porte, ou em ambientes fechados com redes de alta segurança; neste caso, a já bem conhecida fibra óptica é um elemento indispensável para isso.

    Adicionalmente, é valioso considerar o potencial da Rede Óptica Roteada (Routed Optical Network, em inglês) ou RON, um avanço significativo na arquitetura das redes de comunicação. Ao integrar a camada ótica nos roteadores, essa tecnologia simplifica a rede, reduz custos e habilita novas possibilidades na automação. Com o RON, as redes podem se tornar mais eficientes, adaptáveis e preparadas para enfrentar os desafios cada vez maiores na transmissão de dados.Dentro desta categoria, os sensores também desempenham um papel importante, na medida em que recebem grande quantidade de dados e podem desempenhar um papel importante na adição de inteligência e processamento de dados, na forma de edge computing. Fora isso, os sensores também são diretamente responsáveis por permitir a identificação de anomalias em redes virtuais e físicas de alto desempenho, ajudando a manter a eficiência a partir de uma melhor visibilidade e a segurança dos ambientes conectados.

  2. Mais dados que passam a ser tratados com AI e customização da operação de redes
    Um dos grandes ganhos permitidos pelas novas tecnologias é o de agregar automação para redes. Isso se traduz em otimização de recursos, identificação de eventos suspeitos, mais dados e customização de perfis de uso, mais performance e menos falhas. Fora isso, também é importante ressaltar que, quanto mais inteligentes, menor é a carga de trabalho sobre os gestores da rede, o que torna seu trabalho mais eficiente e menos cansativo, além de permitir equipes menores.
  3. Infraestrutura de processamento de dados distribuídos
    Além dos já mencionados ganhos com o edge computing, os novos padrões de conectividade móvel de alta velocidade permitem maior integração de dados remotos, com processamento centralizado ou distribuídos conforme a necessidade da organização. Isso ajuda muito na medida em que não se torna mais necessária uma grande remessa de dados para um servidor central ou mesmo para um ambiente único de cloud, permitindo que os dados sejam trabalhados a partir de centros remotos, com a devida capacidade de gerenciamento de recursos e aplicações,agregando agilidade, reduzindo perdas e gerando mais inteligência acionável para os negócios.
  4. Segurança, privacidade e confiança
    Talvez um dos assuntos mais relevantes da era da Transformação Digital é a questão da segurança da informação e da privacidade de dados; com a ampliada capacidade de transmissão e da adesão de inteligência e automação às bordas e nós de redes físicas e virtuais, aliando-se a um consumo de energia mais eficiente.

    A partir da capacidade de identificação e análise de fluxos de dados, comportamentos suspeitos e inconsistências nas redes, a próxima geração de ferramentas será capaz de evoluir ainda mais seus recursos de identificação, remediação e resposta a incidentes. Com mais proatividade, extração de dados, ações de Comando e Controle, fraude de perfis e muito mais tendem a ser mais rapidamente identificados, interrompidos e corrigidos, trazendo muito mais segurança e confiabilidade na rede, além de fortalecer a privacidade de dados, outra questão importante na atualidade.

    Claramente, estes caminhos mostram como o 5G ainda vai mudar muito a cara dos negócios e de setores inteiros da economia global. “Os próximos anos serão críticos para as operadoras globais traçarem seus planos para aproveitar ao máximo as oportunidades 5G”, afirma o VP da NEC Corp, Atsuo Kawamura, deixando claro o posicionamento da empresa e seu compromisso de apoiar o desenvolvimento seguro para os mais diversos mercados.


NEC: Uma abordagem “Truly Open, Truly Trusted”

Fiel à sua filosofia de trazer inovação para consumidores e empresas, a NEC está na vanguarda da conectividade móvel, investindo em tecnologia Open RAN para democratizar e expandir o acesso e viabilizar a evolução técnica neste segmento. Com isso, esperamos que novas redes e novas gerações de conectividade sejam desenvolvidas e disseminadas, aproximando pessoas e empresas, abrindo espaço para mais inovação e mais acesso ao que ela pode proporcionar.

Para quem deseja trazer o melhor do 5G e tudo que ela pode proporcionar para seu negócio e seus clientes, a NEC tem um grande portfólio de soluções, com casos de sucesso nos mais variados setores. Fale com nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua organização a andar na frente desta nova onda de conectividade e mobilidade.

 

Inscreva-se para receber mais materiais com qualidade NEC!


Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10695