Alcans avança pelo interior de SP e MG com roteadores Wi-Fi 6 da HUAWEI

Com operações em 86 cidades, provedor credita parte dos bons resultados nos negócios a uma parceria de sucesso com a HUAWEI envolvendo roteadores e equipamentos de infraestrutura de telecomunicações

Alcans | Wi-Fi 6 da HUAWEI

Com mais de 100 mil clientes e 700 mil casas passadas (home passed) com fibra óptica, a Alcans Telecomunicações segue em franco crescimento tornando-se um dos provedores de serviços de internet (ISP) de destaque no país. Para se diferenciar no mercado de banda larga fixa, a empresa – na prática, um conglomerado de pequenos provedores – aposta em tecnologias de ponta para atrair clientes, como o WiFi 6, e na entrega de uma rede estável e robusta.

Atualmente, a empresa atua em 86 municípios do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais, tendo como epicentro dos negócios a região paulista de Ribeirão Preto. Por ali, mais precisamente em Cajuru (SP), no longínquo 2007, o provedor nasceu como Skynet Telecomunicações, prestando o serviço de conectividade via rádio.

A iniciativa deu tão certo que, com o passar dos anos, a operadora foi expandindo a atuação para outros pequenos municípios paulistas, incluindo a aquisição de provedores locais. Em 2014, passou a investir em fibra óptica, tecnologia que, na atualidade, representa 100% de sua infraestrutura em zonas urbanas.

Em meio a um cenário de crescimento constante e ampliação do portfólio de serviços – passando a contemplar telefonia fixa, TV por streaming, PABX virtual e links dedicados e corporativos, entre outros –, a empresa decidiu atualizar a marca para Alcans em 2020. No ano seguinte, deu um passo ousado e entrou no mercado de banda larga de Ribeirão Preto, instalando fibra óptica em todo o território da cidade.

Fernando Noronha, CEO e fundador da empresa, credita a prosperidade dos negócios à estratégica de atendimento ao cliente personalizada e a parcerias exitosas com fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

“Não empurramos qualquer produto para o cliente. Trabalhamos de um modo bem personalizado, levando em conta as necessidades do consumidor”, afirma o executivo. “Então, se o cliente precisa de uma rede mesh, mais avançada, viabilizamos o aluguel do equipamento”, acrescenta.

Parceria
Noronha ressalta que, no processo de expansão dos negócios, firmou uma parceria bem-sucedida com a HUAWEI que inclui, entre outros equipamentos, a disponibilização de roteadores de WiFi 6 aos assinantes do serviço de banda larga fixa.

“Nosso foco é nos manter na ponta da tecnologia. O WiFi 6 é um caso desse tipo. Quem não está usando já tem uma deficiência que o cliente percebe”, pontua o CEO da Alcans.

Segundo Noronha, o investimento em roteadores com suporte à sexta geração sem fio fez com que a empresa ganhasse clientes por indicação de outros assinantes.

O boca a boca, inclusive, viabilizou o ingresso do ISP em diversas cidades adjacentes às quais já mantinha operações. “Em Ribeirão Preto, entramos 100% com roteadores de WiFi 6 da HUAWEI”, diz o executivo.

Além disso, na oferta da internet fixa, a estabilidade do sinal também contribuiu para se destacar no competitivo mercado de banda larga residencial.

“Além de potencializar a rede, a estabilidade proporcionada pelos dispositivos da HUAWEI é indiscutível. É o grande diferencial para oferecer ao cliente, ao lado das novas tecnologias, como o WiFi 6”, assegura o empresário.

Noronha conta que conheceu a qualidade da fabricante chinesa quando a Alcans participou de um projeto-piloto em uma cidade pequena. Com base nessa experiência, o provedor reformulou a infraestrutura de interconexão e o backbone com equipamentos da companhia.

“Percebemos que os dispositivos nos entregavam a robustez e a estabilidade que precisávamos”, lembra o executivo. “Hoje, sempre que avançamos para uma nova cidade, entramos com equipamentos da HUAWEI”, assinala.

Segundo Danilo Sanchez, Gerente de Vendas da HUAWEI CBG Brasil, é muito comum que as pessoas assinem o plano de internet e não se preocupem com o roteador. “O roteador é uma das peças chaves para garantir que a experiência do WiFi dos clientes seja garantida. A HUAWEI, por meio dos seus roteadores WiFi 6 AX2, AX2S e AX3, propicia que essa experiência ao cliente seja entregue da melhor forma possível”, afirma.

O trabalho da Alcans está disponível no site da provedora, enquanto você encontra o portfólio de roteadores WiFi 6 da HUAWEI na página da marca.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10578