AGU e MDIC ampliam prazo para contribuições sobre sandbox regulatório

Tomada de Subsídios busca identificar se arcabouço normativo em vigor é suficiente para disciplinar e orientar a implementação de ambientes regulatórios experimentais.
AGU e MDIC ampliam prazo para contribuições sobre sandbox regulatório
Foto: Freepik

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Advocacia-Geral da União (AGU) estão recebendo contribuições em Tomada de Subsídios para a formulação de um Guia para Sandbox Regulatório (ambientes regulatórios experimentais) no âmbito da Administração Pública. O prazo de participação, que se encerraria no domigo, 14,  foi ampliado até 24 de julho. As sugestões devem ser encaminhadas pela plataforma Participa + Brasil.

O objetivo da Tomada é “colher sugestões de entidades reguladoras, reguladas e da sociedade civil para a elaboração de um documento de referência que irá estabelecer parâmetros para a criação de ambientes regulatórios experimentais no âmbito da Administração Pública”.

O questionário disponibilizado pelos órgãos busca identificar, entre outros pontos, se o arcabouço jurídico-normativo existente é suficiente para disciplinar e orientar a implementação de sandboxes. A lista de perguntas inclui quais são os “temas prioritários e problemas específicos a serem considerados para a implementação de ambientes regulatórios experimentais no âmbito de um ou mais setores econômicos”, além de “quais os possíveis riscos, entraves operacionais ou jurídicos” associados aos sandboxes regulatórios”.

A Tomada de Subsídios também solicita alternativas de aprimoramento do ordenamento atual e a indicação de instrumentos normativos existentes a serem considerados para o regramento da constituição e do funcionamento de ambientes regulatórios experimentais no âmbito da Administração Pública.

Entre os tópicos postos em debate estão, ainda:

  • possíveis instrumentos normativos a serem elaborados por entidade reguladora;
  • eventual delimitação da abrangência e das possibilidades de afastamento de incidência de normas;
  • alternativas de modelos de estrutura de governança de sandboxes regulatório; e
  • como a seleção de projetos deveria ser estruturada (como instrumento ou edital de chamamento público, por exemplo).

A iniciativa é coordenada pelo Laboratório de Inovação da AGU (Labori) e pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR) do MDIC.

Saiba mais sobre a Tomada de Subsídios sobre Sandbox regulatório neste link.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11000