Agência Espacial Brasileira terá concurso para 30 vagas
A Agência Espacial Brasileira (AEB) fará concurso público para o preenchimento de 30 vagas de nível superior. A autorização para a realização do concurso foi publicada hoje, 8, no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Gestão e da Inovação. O concurso terá que ser realizado no período de seis meses e o prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do certame será de dois meses.
Assim, o novo certame para a Agência Espacial Brasileira ter seu edital publicado até fevereiro de 2025. O próximo passo será a definição de uma comissão, que irá realizar todos os trâmites para elaboração do projeto básico e contratação da banca organizadora.
Serão abertas 15 vagas para analista em Ciência e Tecnologia e outras 15 para tecnologista. Em 2023, após o reajuste autorizado de 9% nos salários, as remunerações dos cargos da AEB passaram a ser as seguintes:
Tecnologista e Analista em C&T: a partir de R$ 6.662,68 (vencimento básico + gratificações). Esse valor ainda pode aumentar, dependendo das titulações (Especialização, Mestrado ou Doutorado). O último concurso da agência foi realizado em 2014, quando foram oferecidas 66 vagas.
O que é a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia federal de natureza civil, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, pela Lei nº 8.854, de 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial, com a finalidade de promover o desenvolvimento das atividades espaciais de interesse nacional.
As atividades da AEB são orientadas pelas diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE), que estabelece objetivos e diretrizes para os programas e projetos nacionais relativos à área espacial e têm o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) como principal instrumento de planejamento do setor espacial.