Acordo entre ministérios prevê ampliação do WiFi público em pontos turísticos
Os Ministérios das Comunicações (MCom) e do Turismo (MTur) firmaram nesta segunda-feira, 12, um Protocolo de Intenções para ampliar a cobertura da internet em “pontos estratégicos para os turistas nacionais e internacionais”. O acordo propõe recursos para pontos de WiFi público e gratuito.
A assinatura ocorreu em cerimônia realizada em Belém (PA), onde as pastas marcaram presença em diversas agendas, incluindo visita à obra de cabeamento na Infovia 03, parte do programa Norte Conectado.
De acordo com MCom, o documento prevê “investimentos em infraestrutura de telecomunicações” visando “a ampliação de internet de qualidade e WiFi gratuito”. O prazo de vigência do Protocolo de Intenções entre as duas pastas será de dois anos, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.
Regiões beneficiadas
Os pontos turísticos que estarão na rota do WiFi serão definidos por um plano de ação que será elaborado a partir de agora entre os ministérios. O mesmo vale para a fonte e valor dos recursos necessários. Estão previstas parcerias com instituições privadas para cumprir o acordo.
Na solenidade de assinatura, o ministro do Turismo Celso Sabino afirmou que “a oferta de internet gratuita de qualidade será um importante diferencial competitivo para o Brasil”.
“A falta de internet de qualidade em nossos destinos turísticos é um gargalo que pode atrapalhar o desenvolvimento pleno do setor no país, mas essa realidade vai mudar graças à parceria assinada hoje entre o Ministério do Turismo e o Ministério das Comunicações”, afirmou Sabino.
5G
Esta não é a primeira vez que o MCom anuncia medidas em parceria com o MTur. No ano passado, ainda na gestão da ex-ministra do Turismo, Daniela Carneiro, Juscelino recebeu demandas para acelerar o acesso ao 5G em pontos turísticos. À época, ficou prevista a realização de estudo sobre a conectividade nas cidades turísticas. No entanto, a realizaçãou ou resultados deste levantamento não foram divulgados.