ABDI apresenta projetos do programa Agro 4.0
A analista de Inovação e Head do programa Agro 4.0 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya, apresentou nesta quarta-feira, 20, alguns dos impactos dos principais projetos realizados em parceria com produtores nos últimos anos. As iniciativas vêm estimulando a adoção da tecnologia no campo para impactos na sustentabilidade e no desenvolvimento do setor.
Os cases foram compartilhados durante o AGROtic, evento realizado pelo Tele.Síntese em parceria com a ESALQtec, que reúne representantes da agroindústria, das cooperativas, das operadoras e do Poder Público, em torno do tema que está no centro do debate sobre o crescimento econômico do país e gargalos na conexão.
O programa Agro 4.0 da ABDI tem foco no produtor e busca colocar as tecnologias em prática. A iniciativa fomenta a cultura na produção, como uma ponte para que as empresas entendam o custo-benefício de aplicações como irrigação inteligente, redução de herbicidas e combate ao desperdício de alimentos. Conheça alguns dos projetos.
Segurança alimentar e tecnologia
Alinhado à necessidade de práticas de segurança alimentar, um dos projetos realizados pela ABDI testou ferramentas que possibilitam a redução de defensivos agrícolas.
“A tecnologia tem um sensoriamento que consegue identificar, por exemplo, onde há ervas daninhas, e então jogar o herbicida somente onde precisa, ao invés da área total. Então, reduz o número de defensivos e o custo-eficiência”, conta Isabela.
A experiência resultou em uma redução de 70% no uso de herbicidas em fazendas participantes.
Irrigação e coleta inteligente
Em relação ao uso consciente de recursos naturais, outro projeto da ABDI aplicou soluções de irrigação inteligente.
“A partir da análise de solo e clima, conseguimos verificar quanto e quando irrigar soja e milho. Tivemos uma redução de 30% no uso de água e energia naquele case”, destaca a analista.
Outras práticas destacadas por Isabela são as formas de reduzir o desperdício de alimentos durante a produção. “Há tecnologias para isso, quando a gente fala de logística, por exemplo, armazenagem e tecnologia nas colheitadeiras para identificar quanto há de persas e fazer ajustes”.
A representante da ABDI ressalta que ⅓ dos alimentos produzidos são desperdiçados no mundo, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FAO, na sigla em inglês).
Algumas das experiências promovidas pela ABDI conta com detalhes e relatos compartilhados no Guia de Boas Práticas do programa Agro 4.0. Saiba mais neste link.