À Anatel, Juscelino Filho cita qualidade do 5G entre prioridades

Ministro visitou conselheiros e destacou a inclusão digital como um dos pontos centrais para início da gestão; durante semana, chefe da pasta encontrou empresas e entidades do setor.
(Foto: Pablo Le Roy/MCom)
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, faz visita a conselheiros da Anatel. (Foto: Pablo Le Roy/MCom)

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se reuniu com conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na sede da autarquia, em Brasília, nesta quinta-feira, 19. De acordo com a pasta, ele citou a qualidade do 5G e 4G entre os temas prioritários de sua gestão.

Em agosto do ano passado, a Anatel abriu Procedimentos de Apuração de Descumprimento de Obrigações (PADO) para acompanhar a prestação de serviço pelas empresas vencedoras do leilão do 5G. A agência se comprometeu a fiscalizar conforme o andamento do cronograma.

O Plano de Gestão Tático da Anatel para o biênio 2023-2024, cita que a expansão gradual da tecnologia 5G tem desafio que está “associado ao equilíbrio econômico das autorizações de uso das radiofrequências das redes 5G”. O documento também observa a relação da tecnologia com a inclusão digital, apontando que “a oferta do 5G pode ser restringida pela infraestrutura e a demanda, por barreiras associadas ao conhecimento digital”.

Nota divulgada pelo MCom também menciona o acesso à internet em áreas remotas entre os principais pontos a serem trabalhados na nova gestão. “Só vamos conseguir combater a pobreza e a desigualdade no Brasil levando desenvolvimento e oportunidades para a população”, disse o ministro.

Reuniões com setor

Ainda de acordo com o ministério, a visita à Anatel faz parte de uma série de reuniões que Juscelino Filho realiza com representantes do setor de Radiodifusão, Telecomunicações e serviços postais para conhecer as demandas e fomentar as ações que serão priorizadas pelo MCom na sua gestão.

A Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) é uma das entidades que estiveram com o ministro desta semana. Na ocasião, seus representantes pediram celeridade na revisão da resolução de compartilhamento de postes, elaboração de medidas de acesso a crédito barato e maior participação dos provedores em programas de inclusão digital.

Ao longo da semana, o ministro também se reuniu com gestores de municípios do Maranhão, além da capital de São Paulo.

Da iniciativa privada, Juscelino Filho esteve com representantes da Nokia, NEO e Winity.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10383